Perfil Técnico-Profissional | Competência Comportamental-Atitudinal | Competência Técnica-Cognitiva | Habilidades | Bases Tecnológicas | Ementas |
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O Técnico em aquicultura é o profissional que atua em projetos de implantação de sistemas de cultivo de recursos hidrobiológicos com base no manejo e na qualidade dos produtos e das águas, de acordo com as realidades locais e com a aptidão dos ambientes naturais. Atua de forma independente e inovadora em seu local de trabalho, e é ciente das novas oportunidades, de acordo com as atuais normas de gestão no ramo. Tem iniciativa empreendedora, com responsabilidade social, postura ética, reflexão crítica e domínio do saber-saber, saber-fazer, saber-ser e saber conviver. Comunica-se e orienta os produtores numa concepção cooperativista e associativa, favorecendo o acesso e a disseminação do conhecimento nos avanços da aquicultura, difundindo a produção aquícola como fonte de alimento e renda para a sociedade. Aplica e respeita as normas de proteção do meio-ambiente e de prevenção, higiene e segurança no trabalho. |
• Usa diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias no contexto do processo produtivo e da sociedade do conhecimento, desenvolvendo e aprimorando autonomia intelectual, pensamento crítico, espírito investigativo e criativo. • Atua em prol do desenvolvimento sustentável. • Possui visão profissional contextualizada em termos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. • Possui visão crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na natureza e na sociedade. • Entende e valoriza a leitura como objeto cultural que promove a inserção no mundo do trabalho • Valoriza e respeita as variações linguísticas compreendendo-as na dimensão histórico-cultural. • Valoriza a língua como marca identitária dos sujeitos e como objeto que possibilita a interação dos indivíduos nas organizações. • Fomenta alternativas de sistemas de cultivo de acordo com as atuais regulamentações do Ministério de Pesca e Aquicultura e da Secretaria de Pesca e Aquicultura, que visem melhorar a qualidade da vida marinha, ao longo dos elos da cadeia produtiva, sem causar danos ao meio ambiente. • Valoriza o acesso e a disseminação do conhecimento na área de aquicultura. • É criativo e inovador na implantação de sistemas de cultivo, de acordo com as realidades locais. • Possui visão humanística e crítica dos sistemas de cultivo aquícola, assim como das atuais tendências econômicas e sociais. • Compromete-se com o desenvolvimento das comunidades locais fomentando o cooperativismo e o associativismo em comunidades, promovendo a produção e o escoamento de produtos de qualidade e de baixo custo para os consumidores finais. |
• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas. • Conhece e compreende a dinâmica do ambiente virtual e suas diferentes interfaces. • Compreende a língua portuguesa e suas técnicas de comunicação oral e escrita. • Conhece e diferencia as variantes linguísticas adequadas a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita. • Compreende o funcionamento dos softwares de edição de textos, planilhas eletrônicas e apresentação de slides. • Conhece os princípios de organização e funcionamento de entidades associativas. • Conhece os conceitos de empreendedorismo e sua aplicação nos agronegócios. • Conhece as normas e legislação sobre sanidade e qualidade da produção aquícola. • Analisa a viabilidade técnica e econômica de propostas e projetos aquícolas em pequena escala. • Conhece as regulamentações em vigor para o estabelecimento de sistemas de cultivo e de beneficiamento dos produtos da origem aquícola. • Domina os métodos de análise da estatística básica como ferramenta para a tomada de decisões em sistemas de cultivo. • Conhece os conceitos de ecologia aplicada aos organismos e de ambientes aquáticos tropicais. • Identifica as demandas prioritárias nos diferentes elos da cadeia produtiva de sistemas de produção e comercialização de produtos da origem aquícola. • Elabora projetos aquícolas em pequena e média escala. • Planeja e elabora projetos arquitetônicos de instalações ligadas à aquicultura. • Reconhece o potencial de áreas geográficas para implantar empreendimentos e construções aquícolas em pequena escala. • Distingue as alternativas adequadas às necessidades dos produtores, de acordo com as realidades socio-econômicas. • Identifica as técnicas de elaboração de projetos para obtenção de fontes de financiamento para o desenvolvimento regional. • Conhece as tecnologias e sistemas de produção e manejo aquícola, de beneficiamento do pescado. • Analisa as relações entre o meio ambiente e da conservação dos recursos naturais, em consonância com o desenvolvimento de sistemas de cultivo. • Identifica e reconhece os processos necessários para estabelecer sistemas de manejo de organismos hidrobiológicos de forma sustentável. • Identifica a origem dos problemas no manejo de sistemas de cultivo e avalia seus efeitos em termos de produção e riscos. • Conhece e identifica equipamentos e métodos qualitativos de análise de água utilizada em sistemas de cultivo. • Identifica grupos de trabalho com iniciativas aglutinadoras e de cooperação para o desenvolvimento sustentável. • Identifica e reconhece situações de risco ambiental. • Conhece princípios de preservação ambiental. • Identifica e reconhece situações de risco à segurança no trabalho. |
• Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos. • Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica. • Expressa ideias de forma clara empregando técnicas de comunicação apropriadas a cada situação. • Aplica a variante linguística adequada a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita. • Faz uso apropriado das normas gramaticais da variante em determinado contexto de comunicação. • Produz textos, planilhas eletrônicas e slides. • Executa ações de promoção e organização de entidades associativas e de formação de lideranças. • Executa ações de fiscalização e cumprimento das normas de sanidade e de qualidade dos produtos em todas as fases de produção. • Executa propostas e projetos aquícolas para empreendimentos de pequena e média escala. • Constrói, implanta e monitora sistemas de cultivo de organismos aquáticos. • Treina e dá suporte técnico para empreendimentos em diferentes escalas. • Utiliza com destreza equipamentos e métodos de análise da qualidade da água em sistemas de cultivo. • Promove ações de sensibilização da comunidade nos aspectos de conservação e manejo sustentável dos recursos naturais locais. • Executa ações de prevenção ambiental ligados à aquicultura. • Executa ações de preservação de acidentes de trabalho. |
• Modalidade de Educação a Distância (EaD) • Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) • Sistemas operacionais • Aplicativos • Ferramentas de comunicação • Leitura, interpretação e redação de textos • Variantes da língua no contexto de situação comunicativa • Normas linguísticas • Softwares de automação • Parâmetros biológicos dos organismos de ambientes aquáticos tropicais • Testes microbiológicos e organolépticos do pescado para consumo • Formas de vida dos organismos com potencial na aquicultura • Potencial aquícola de organismos aquáticos • Liderança e empreendedorismo • Normas de higiene e segurança no meio aquaviário • A oferta, a demanda, o equilíbrio no mercado e a lei de escassez na aquicultura • Legislação e regulamentação para o cultivo de organismos aquáticos • A estatística descritiva e testes de hipóteses aplicados ao cultivo • Formas de beneficiamento do pescado • A extensão pesqueira, cooperativismo e associativismo • Qualidade de água na aquicultura, limnologia • Levantamentos topográficos planimétricos, altimétricos e planialtimétricos • Projetos topográficos para construções aquícolas • Métodos de cultivo de peixes, crustáceos e outros organismos com potencial aquícola • Nutrição humana. Patologia dos organismos em sistemas de cultivo • Novas tecnologias na aquicultura |
Ambientação em Educação a Distância (45h) Português Instrumental (45h) Introdução à Informática (45h) Desenho Técnico (30h) Empreendedorismo (45h) Ecologia de Peixes e Ambientes Aquáticos Tropicais (60h) Controle da Qualidade do Pescado (60h) Introdução à Limnologia (45h) Biologia Aquática (45h) Segurança, Meio Ambiente e Saúde (45h) Fundamentos de Economia e Comercialização (60h) Administração e Legislação dos Recursos Pesqueiros na Aquicultura (45h) Estatística Pesqueira (60h) Beneficiamento do Pescado (60h) Extensão Pesqueira (45h) Topografia e Construções Aquícolas (45h) Piscicultura (60h)Perfil da aquicultura mundial e do Brasil. Propagação artificial de peixes. Reversão sexual, sexagem e manipulação genética em peixes. Manutenção e manejo de reprodutores e reprodutrizes. Alevinagem. Aproveitamento dos ambientes aquáticos. Sistemas de cultivo. Principais espécies cultivadas. Qualidade da água.Fundamentos e técnicas de manejoem viveiros. Espécies amazônicas como fonte alimentar e com potencial ornamental. Carcinicultura (45h) Fundamentos de Nutrição e Patologia na Aquicultura (45h) Novas Oportunidades na Aquicultura (45h) |