CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico RNT/Técnico em Aquicultura
Técnico em Aquicultura
Pesquisador: Mauricio Camargo Zorro
Perfil Técnico-Profissional Competência Comportamental-Atitudinal Competência Técnica-Cognitiva Habilidades Bases Tecnológicas Ementas

O Técnico em aquicultura é o profissional que atua em projetos de implantação de sistemas de cultivo de recursos hidrobiológicos com base no manejo e na qualidade dos produtos e das águas, de acordo com as realidades locais e com a aptidão dos ambientes naturais.

Atua de forma independente e inovadora em seu local de trabalho, e é ciente das novas oportunidades, de acordo com as atuais normas de gestão no ramo.

Tem iniciativa empreendedora, com responsabilidade social, postura ética, reflexão crítica e domínio do saber-saber, saber-fazer, saber-ser e saber conviver.

Comunica-se e orienta os produtores numa concepção cooperativista e associativa, favorecendo o acesso e a disseminação do conhecimento nos avanços da aquicultura, difundindo a produção aquícola como fonte de alimento e renda para a sociedade.

Aplica e respeita as normas de proteção do meio-ambiente e de prevenção, higiene e segurança no trabalho.

• Usa diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias no contexto do processo produtivo e da sociedade do conhecimento, desenvolvendo e aprimorando autonomia intelectual, pensamento crítico, espírito investigativo e criativo.

• Atua em prol do desenvolvimento sustentável.

• Possui visão profissional contextualizada em termos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.

• Possui visão crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na natureza e na sociedade.

• Entende e valoriza a leitura como objeto cultural que promove a inserção no mundo do trabalho

• Valoriza e respeita as variações linguísticas compreendendo-as na dimensão histórico-cultural.

• Valoriza a língua como marca identitária dos sujeitos e como objeto que possibilita a interação dos indivíduos nas organizações.

• Fomenta alternativas de sistemas de cultivo de acordo com as atuais regulamentações do Ministério de Pesca e Aquicultura e da Secretaria de Pesca e Aquicultura, que visem melhorar a qualidade da vida marinha, ao longo dos elos da cadeia produtiva, sem causar danos ao meio ambiente.

• Valoriza o acesso e a disseminação do conhecimento na área de aquicultura.

• É criativo e inovador na implantação de sistemas de cultivo, de acordo com as realidades locais.

• Possui visão humanística e crítica dos sistemas de cultivo aquícola, assim como das atuais tendências econômicas e sociais.

• Compromete-se com o desenvolvimento das comunidades locais fomentando o cooperativismo e o associativismo em comunidades, promovendo a produção e o escoamento de produtos de qualidade e de baixo custo para os consumidores finais.

• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas.

• Conhece e compreende a dinâmica do ambiente virtual e suas diferentes interfaces.

• Compreende a língua portuguesa e suas técnicas de comunicação oral e escrita.

• Conhece e diferencia as variantes linguísticas adequadas a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita.

• Compreende o funcionamento dos softwares de edição de textos, planilhas eletrônicas e apresentação de slides.

• Conhece os princípios de organização e funcionamento de entidades associativas.

• Conhece os conceitos de empreendedorismo e sua aplicação nos agronegócios.

• Conhece as normas e legislação sobre sanidade e qualidade da produção aquícola.

• Analisa a viabilidade técnica e econômica de propostas e projetos aquícolas em pequena escala.

• Conhece as regulamentações em vigor para o estabelecimento de sistemas de cultivo e de beneficiamento dos produtos da origem aquícola.

• Domina os métodos de análise da estatística básica como ferramenta para a tomada de decisões em sistemas de cultivo.

• Conhece os conceitos de ecologia aplicada aos organismos e de ambientes aquáticos tropicais.

• Identifica as demandas prioritárias nos diferentes elos da cadeia produtiva de sistemas de produção e comercialização de produtos da origem aquícola.

• Elabora projetos aquícolas em pequena e média escala.

• Planeja e elabora projetos arquitetônicos de instalações ligadas à aquicultura.

• Reconhece o potencial de áreas geográficas para implantar empreendimentos e construções aquícolas em pequena escala.

• Distingue as alternativas adequadas às necessidades dos produtores, de acordo com as realidades socio-econômicas.

• Identifica as técnicas de elaboração de projetos para obtenção de fontes de financiamento para o desenvolvimento regional.

• Conhece as tecnologias e sistemas de produção e manejo aquícola, de beneficiamento do pescado.

• Analisa as relações entre o meio ambiente e da conservação dos recursos naturais, em consonância com o desenvolvimento de sistemas de cultivo.

• Identifica e reconhece os processos necessários para estabelecer sistemas de manejo de organismos hidrobiológicos de forma sustentável.

• Identifica a origem dos problemas no manejo de sistemas de cultivo e avalia seus efeitos em termos de produção e riscos.

• Conhece e identifica equipamentos e métodos qualitativos de análise de água utilizada em sistemas de cultivo.

• Identifica grupos de trabalho com iniciativas aglutinadoras e de cooperação para o desenvolvimento sustentável.

• Identifica e reconhece situações de risco ambiental.

• Conhece princípios de preservação ambiental.

• Identifica e reconhece situações de risco à segurança no trabalho.

• Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos.

• Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica.

• Expressa ideias de forma clara empregando técnicas de comunicação apropriadas a cada situação.

• Aplica a variante linguística adequada a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita.

• Faz uso apropriado das normas gramaticais da variante em determinado contexto de comunicação.

• Produz textos, planilhas eletrônicas e slides.

• Executa ações de promoção e organização de entidades associativas e de formação de lideranças.

• Executa ações de fiscalização e cumprimento das normas de sanidade e de qualidade dos produtos em todas as fases de produção.

• Executa propostas e projetos aquícolas para empreendimentos de pequena e média escala.

• Constrói, implanta e monitora sistemas de cultivo de organismos aquáticos.

• Treina e dá suporte técnico para empreendimentos em diferentes escalas.

• Utiliza com destreza equipamentos e métodos de análise da qualidade da água em sistemas de cultivo.

• Promove ações de sensibilização da comunidade nos aspectos de conservação e manejo sustentável dos recursos naturais locais.

• Executa ações de prevenção ambiental ligados à aquicultura.

• Executa ações de preservação de acidentes de trabalho.

• Modalidade de Educação a Distância (EaD)

• Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA)

• Sistemas operacionais

• Aplicativos

• Ferramentas de comunicação

• Leitura, interpretação e redação de textos

• Variantes da língua no contexto de situação comunicativa

• Normas linguísticas

Softwares de automação

• Parâmetros biológicos dos organismos de ambientes aquáticos tropicais

• Testes microbiológicos e organolépticos do pescado para consumo

• Formas de vida dos organismos com potencial na aquicultura

• Potencial aquícola de organismos aquáticos

• Liderança e empreendedorismo

• Normas de higiene e segurança no meio aquaviário

• A oferta, a demanda, o equilíbrio no mercado e a lei de escassez na aquicultura

• Legislação e regulamentação para o cultivo de organismos aquáticos

• A estatística descritiva e testes de hipóteses aplicados ao cultivo

• Formas de beneficiamento do pescado

• A extensão pesqueira, cooperativismo e associativismo

• Qualidade de água na aquicultura, limnologia

• Levantamentos topográficos planimétricos, altimétricos e planialtimétricos

• Projetos topográficos para construções aquícolas

• Métodos de cultivo de peixes, crustáceos e outros organismos com potencial aquícola

• Nutrição humana. Patologia dos organismos em sistemas de cultivo

• Novas tecnologias na aquicultura

Ambientação em Educação a Distância (45h)
Concepções e legislação em EaD. Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem. Ferramentas de navegação e busca na Internet. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Português Instrumental (45h)
Leitura e compreensão de textos da área profissional. Níveis de linguagem e adequação linguística. Comunicação oral e escrita. Gramática aplicada. Redação técnica.

Introdução à Informática (45h)
Conceitos básicos de informática. Ferramentas para produção e edição de textos, planilhas eletrônicas e apresentação de slides.

Desenho Técnico (30h)
Introdução ao desenho técnico. Instrumentos utilizados em desenho técnico. Normas técnicas. Desenho geométrico. Desenho projetivo: vistas ortográficas e perspectivas. Supressão de vista. Tolerância. Estados de superfícies.

Empreendedorismo (45h)
Fundamentos do empreendedorismo. Arranjos produtivos. Plano de negócios. Perfil do empreendedor.

Ecologia de Peixes e Ambientes Aquáticos Tropicais (60h)
Conhecimento científico e etnoconhecimento. Ecologia aquática. Autoecologia. Demoecologia sinecologia. Ecologia energética. Características dos ambientes tropicais. Adaptações dos organismos.

Controle da Qualidade do Pescado (60h)
Microbiologia. Química: ácidos, bases e sais. Aminoácidos, proteínas e enzimas. Soluções e misturas. Instrumentos métricos. Pescado: seus componentes organolépticos. Alterações bioquímicas pós-morte do pescado. Aditivos e substâncias sanitárias utilizadas na indústria pesqueira. Alterações do pescado pós-processamento. Métodos de controle de qualidade do pescado.

Introdução à Limnologia (45h)
Características físico-químicas da água. Macrófitas aquáticas e plâncton. Ambientes aquáticos. Indicadores e monitoramento da qualidade da água. Ciclos biogeoquímicos, eutrofização e remediação. Planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos.

Biologia Aquática (45h)
Sistemas dos Fila: Mollusca, Arthropoda (Subfilo Crustacea), Chordata (Classe Chondrichthyes, Classe Osteichthyes, Classe Amphibia, Classe Reptilia (Ordem Chelonia). Ecologia trófica em peixes.

Segurança, Meio Ambiente e Saúde (45h)
Segurança no trabalho. Legislação e Normas Regulamentadoras. Primeiros Socorros. Gerenciamento Ambiental.

Fundamentos de Economia e Comercialização (60h)
Economia. Microeconomia vs. Macroeconomia. Teoria de mercados e preços. Oferta e demanda dos produtos. Formação de preços. Mercados. Custos de produção. Função de produção e função de custos. Lei da escassez.

Administração e Legislação dos Recursos Pesqueiros na Aquicultura (45h)
Uso das Águas Públicas da União para a Aquicultura. Licença de Instalação (LI) para Projetos de Aquicultura. Normas de avaliação de efluentes de sistemas de cultivo. Normas para exploração aquícola de espécies nativas. Espécies introduzidas e efeitos nos ambientes naturais. Legislação e sanidade do pescado.

Estatística Pesqueira (60h)
Estatística. Medidas de tendência central e dispersão, distribuição de frequência, tipos de gráficos, modelos de regressão linear e exponencial. Correlação entre variáveis. Testes de t e de qui- quadrado.

Beneficiamento do Pescado (60h)
Higiene e manuseio do pescado. Microbiologia dos alimentos. Fontes de contaminação. Vias de transmissão. Conservação dos produtos pesqueiros. Beneficiamento. Sistema de análise de riscos e controle dos pontos críticos – HACCP. Implantação do sistema HACCP. Leis, decretos e portarias sobre a tecnologia do pescado. Prática laboratorial.

Extensão Pesqueira (45h)
Diretrizes da extensão rural. Origens da Extensão Pesqueira no Brasil. Pastoral dos Pescadores. Técnico extensionista de pesca. As relações interpessoais. Identificação e formação de lideranças. Motivação de equipe. Pedagogia da ação extensionista. Políticas públicas. Aquicultura. Diretrizes do Desenvolvimento Local. Elaboração de diagnóstico participativo. Associativismo e Cooperativismo.

Topografia e Construções Aquícolas (45h)
Levantamento planialtimétrico. Edafologia, construção de viveiros. Sistemas de abastecimento e de drenagem. Custos de construção.

Piscicultura (60h)Perfil da aquicultura mundial e do Brasil. Propagação artificial de peixes. Reversão sexual, sexagem e manipulação genética em peixes. Manutenção e manejo de reprodutores e reprodutrizes. Alevinagem. Aproveitamento dos ambientes aquáticos. Sistemas de cultivo. Principais espécies cultivadas. Qualidade da água.Fundamentos e técnicas de manejoem viveiros. Espécies amazônicas como fonte alimentar e com potencial ornamental.

Carcinicultura (45h)
Carcinicultura. A carcinicultura marinha e interior. Fisiologia, morfologia e sistemática de crustáceos; tanques e viveiros. Qualidade da água. Sistemas de cultivo. Reprodução e larvicultura de camarão. Cultivos auxiliares. Adubação e produtividade em viveiros. Espécies cultivadas. Manejo em viveiros. Cultivo de lagosta e caranguejo.

Fundamentos de Nutrição e Patologia na Aquicultura (45h)
Nutrição de animais. Anatomia e fisiologia do sistema digestivo. Exigências nutricionais de peixes e camarões. Formulação e produção de rações. Dietas especiais para as fases de maturação. Larvicultura e engorda de animais aquáticos. Introdução ao Estudo dos Parasitas e patologias de Peixes e Crustáceos.

Novas Oportunidades na Aquicultura (45h)
Mitilicultura. Ostreicultura. Quelonicultura. Ranicultura. Jacaricultura. Algicultura e de outros organismos como fontes de dieta. Probióticos e o melhoramento genético.

Grupo de Pesquisa PCEADIs