Perfil Técnico-Profissional | Competência Comportamental-Atitudinal | Competência Técnica-Cognitiva | Habilidades | Bases Tecnológicas | Ementas | |
---|---|---|---|---|---|---|
O Técnico em Agronegócio é o profissional que atua de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução da profissão. Tem habilidades de comunicação e de trabalho em equipes multidisciplinares, adotando um enfoque holístico e integrador na construção de novas estratégias de uso múltiplo dos recursos naturais, necessárias ao incremento profissional. Privilegia a busca de equidade e inclusão social por meio da promoção das políticas públicas e articulações institucionais para a adoção de bases tecnológicas que aproximam os processos produtivos das dinâmicas ecológicas. Age com ética profissional, revelando iniciativa empreendedora, responsabilidade social e domínio do saber-fazer, do saber-ser, do saber-saber e do saber-conviver. Atua como disseminador e facilitador do conhecimento, permitindo uma abordagem sistêmica capaz de privilegiar a busca pela sustentabilidade como forma de garantir a segurança alimentar, a geração de renda e a conservação do meio ambiente. Atua em todos os elos da cadeia produtiva, desenvolvendo uma compreensão da dinâmica de mercado. É profissional pró-ativo, que tem facilidade na visualização de novas oportunidades de negócios. Possui uma visão sistêmica, integrando na formulação de estratégias o contexto econômico e social no qual se insere a cadeia do agronegócio. |
• Usa diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias no contexto do processo produtivo e da sociedade do conhecimento, desenvolvendo e aprimorando autonomia intelectual, pensamento crítico, espírito investigativo e criativo. • Valoriza os Recursos Naturais em termos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, atuando em prol do desenvolvimento sustentável. • Fomenta o associativismo e a agroecologia como alternativas de desenvolvimento econômico e social. • Entende e valoriza a leitura como objeto cultural que promove a inserção no mundo do trabalho. • Valoriza e respeita as variações linguísticas compreendendo-as na dimensão histórico-cultural. • Valoriza a língua como marca identitária dos sujeitos e como objeto que possibilita a interação dos indivíduos nas organizações. • Valoriza a ação comunitária atuando em equipes multiprofissionais. • Compromete-se e se empenha com a criação de condições de trabalho salubre em benefício dos trabalhadores. • Possui visão humanística, crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade. • É criativo e inovador, atuando de forma eficiente e eficaz na solução de problemas. • Defende a diversificação das atividades produtivas como alternativas perante a vulnerabilidade do mercado. • Atua social e profissionalmente de forma ética e empreendedora com iniciativa e flexibilidade, consciente de sua responsabilidade sócio-ambiental. • Valoriza a atualização permanente em seu campo de atuação e as ações de pesquisa e extensão. |
• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas. • Conhece e compreende a dinâmica do ambiente virtual e suas diferentes interfaces. • Conhece o sistema operacional e os aplicativos para automação de escritório e navegação. • Compreende a língua portuguesa e suas técnicas de comunicação oral e escrita. • Conhece e diferencia as variantes linguísticas adequadas a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita. • Conhece as várias linguagens para ampliar seu papel educativo nos processos de desenvolvimento sustentável. • Compreende o funcionamento das organizações associativas. • Avalia custos de produção e aspectos econômicos para a comercialização de novos produtos e serviços. • Conhece os princípios fundamentais da matemática financeira e estatística. • Compreende os conceitos básicos dos cálculos financeiros (juros simples e composto) compreendendo o comportamento do mercado financeiro e de crédito. • Promove análise e planejamento financeiro. • Conhece as teorias da administração, os instrumentos e métodos de atuação na gestão das organizações. • Compreende a legislação agropecuária. • Analisa critérios sobre a qualidade e apresentação dos produtos a serem comercializados, bem como sobre a sua embalagem. • Conhece os princípios e estruturação de cargos e níveis hierárquicos na empresa rural. • Compreende e estrutura fluxograma/organograma de uma instituição. • Desenvolve fluxogramas operacionais para descrever o conjunto de processos desenvolvidos no agronegócio. • Compreende e discute questões ambientais presentes na sociedade atual. • Conhece e compreende as políticas públicas voltadas ao agronegócio. • Conhece os fundamentos e princípios da sustentabilidade e responsabilidade social em organizações. • Conhece as novas exigências sociais e ambientais nas organizações. • Identifica quais são as principais atividades agropecuárias, agroindustriais e de prestação de serviços reais e potenciais da região. • Conhece os recursos disponíveis e a situação técnica, econômica e social regional. • Elabora levantamento das atividades agropecuárias e agroindustriais em realização na empresa rural. • Conhece as potencialidades das empresas rurais e identifica as atividades a serem implementadas. • Elabora organogramas funcionais para estabelecer os cargos e níveis hierárquicos de uma empresa rural. • Planeja e calcula os custos de produção. • Define necessidade de recursos humanos, máquinas, equipamentos e materiais. • Conhece as políticas públicas nacionais e suas tendências para a elaboração de projetos. • Elabora balanço patrimonial. • Planeja, quantifica e compatibiliza a necessidade de recursos por projeto. • Analisa linhas de crédito compatíveis à produção. • Conhece a importância da gestão e dos negócios em termos econômicos, ambientais e sociais. • Elabora planejamento global sustentável do empreendimento. • Compreende resultados e avalia o custo-benefício das atividades. • Identifica as potencialidades do turismo rural. • Planeja o desenvolvimento de produtos e seus layouts. • Identifica e organiza os resultados da análise dos fatores técnico-econômicos e as perspectivas de mercado. • Planeja ações de marketing aplicadas ao agronegócio. • Conhece tendências de mercado e identifica oportunidades. • Conhece o sistema de comercialização dos produtos. • Identifica as necessidades de preservação ambiental da empresa rural. • Conhece as principais culturas agrícolas e as principais raças de animais domésticos. • Conhece a legislação própria do agronegócio. • Identifica os insumos necessários para o agronegócio. • Conhece os insumos agropecuários. • Identifica tecnologias necessárias para maximizar os resultados do agronegócio. |
• Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos. • Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica. • Expressa ideias de forma clara empregando técnicas de comunicação apropriadas a cada situação. • Aplica a variante linguística adequada a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita. • Faz uso apropriado das normas gramaticais da variante em determinado contexto de comunicação. • Executa ações para a promoção e gerenciamento de organizações associativas. • Executa ações técnicas de gestão e de comercialização que visem ao aumento da eficiência do mercado agrícola e agroindustrial. • Executa os fluxogramas criados nos diversos processos do agronegócio. • Implementa ações de gestão social e ambiental para promoção da sustentabilidade. • Executa levantamento das potencialidades e dos recursos disponíveis na região. • Executa funções administrativas e de gestão. • Capta e aplica linhas de crédito compatíveis à produção. • Realiza cálculos com taxas de juros, descontos simples e composto, capital e montante. • Executa cronograma físico-financeiro e de fluxo de caixa das atividades planejadas. • Implanta e gerencia o turismo rural. • Executa atividades relativas ao marketing do produto. • Executa projetos de preservação ambiental. • Atua em todos os elos da cadeia produtiva, desenvolvendo uma compreensão da dinâmica de mercado. |
• Modalidade de Educação a Distância (EaD) • Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) • Sistemas operacionais • Aplicativos • Ferramentas de comunicação • Leitura, interpretação e redação de textos • Variantes da língua no contexto de situação comunicativa • Normas linguísticas • Agricultura: caracterização • Agropecuária: raças e criação de animais • Unidade familiar rural • Empresa familiar rural • Extensão rural • Agroindústria • Tecnologias agrícolas • Insumos do agronegócio • Cadeia produtiva • Desenvolvimento sustentável • Processos e métodos de cálculos de juros • Sistemas de concessão de descontos • Associativismo • Empresa rural • Administração rural • Recursos humanos no agronegócio • Gestão rural • Tipos de empresa rural • Organização empresarial • Planejamento estratégico • Princípios gerenciais • Projetos no agronegócio • Planejamento rural • Sistemas de produção rural • Princípios gerenciais • Cronograma de produção • Custos de produção • Organograma na empresa rural • Fluxograma na empresa rural • Contabilidade rural • Fluxo de caixa • Comércio rural • Economia rural • Custo-benefício • Formação de preço • Empreendedorismo no agronegócio • Arranjos Produtivos Locais - APL • Qualidade alimentar • Segurança alimentar • Controle sanitário • Qualidade do produto • Princípios da ética e do comportamento profissional • Relações interpessoais • Técnicas de motivação • Processo de integração de pessoas às respectivas funções • Código de ética da profissão • Transporte rural • Modalidades de transportes • Fluxo de materiais • Estoque • Canais de distribuição • Políticas públicas agrícolas • Linhas de crédito • Legislação ambiental • Legislação agropecuária • Recursos naturais • Impacto ambiental • Turismo rural • Ecoturismo • Embalagem, rótulo e layout do produto • Inovação tecnológica • Sistemas de informação • Marketing • Propaganda • Análise de mercado |
Ambientação em Educação a Distância (45h) Português Instrumental (45h) Introdução à Agropecuária (90h) Agricultura Familiar (60h) Introdução à Informática (45h) Introdução ao Agronegócio (90h) Matemática Financeira para Agronegócio (45h) Associativismo e Cooperativismo (45h) Administração Rural (90h) Contabilidade Rural (60h) Fundamentos de Economia e Comercialização (60h) Empreendedorismo(60h) Qualidade e Segurança Alimentar (60h) Responsabilidade Social e Ambiental em Agronegócio (30h) Logística para Agronegócio (60h) Políticas Governamentais no Agronegócio (60h) Direito Agrário e Ambiental (60h) Turismo Rural (90h) Gestão de Produtos e Marcas (60h) Marketing (60h) |