CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

Eixo Tecnológico RNT
/Técnico em Agronegócio
Técnico em Agronegócio
Pesquisador: Augusto Guilherme Silveira Dias
Perfil Técnico-Profissional Competência Comportamental-Atitudinal Competência Técnica-Cognitiva Habilidades Bases Tecnológicas Ementas

O Técnico em Agronegócio é o profissional que atua de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução da profissão. Tem habilidades de comunicação e de trabalho em equipes multidisciplinares, adotando um enfoque holístico e integrador na construção de novas estratégias de uso múltiplo dos recursos naturais, necessárias ao incremento profissional.

Privilegia a busca de equidade e inclusão social por meio da promoção das políticas públicas e articulações institucionais para a adoção de bases tecnológicas que aproximam os processos produtivos das dinâmicas ecológicas.

Age com ética profissional, revelando iniciativa empreendedora, responsabilidade social e domínio do saber-fazer, do saber-ser, do saber-saber e do saber-conviver. Atua como disseminador e facilitador do conhecimento, permitindo uma abordagem sistêmica capaz de privilegiar a busca pela sustentabilidade como forma de garantir a segurança alimentar, a geração de renda e a conservação do meio ambiente.

Atua em todos os elos da cadeia produtiva, desenvolvendo uma compreensão da dinâmica de mercado. É profissional pró-ativo, que tem facilidade na visualização de novas oportunidades de negócios. Possui uma visão sistêmica, integrando na formulação de estratégias o contexto econômico e social no qual se insere a cadeia do agronegócio.

• Usa diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias no contexto do processo produtivo e da sociedade do conhecimento, desenvolvendo e aprimorando autonomia intelectual, pensamento crítico, espírito investigativo e criativo.

• Valoriza os Recursos Naturais em termos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, atuando em prol do desenvolvimento sustentável.

• Fomenta o associativismo e a agroecologia como alternativas de desenvolvimento econômico e social.

• Entende e valoriza a leitura como objeto cultural que promove a inserção no mundo do trabalho.

• Valoriza e respeita as variações linguísticas compreendendo-as na dimensão histórico-cultural.

• Valoriza a língua como marca identitária dos sujeitos e como objeto que possibilita a interação dos indivíduos nas organizações.

• Valoriza a ação comunitária atuando em equipes multiprofissionais.

• Compromete-se e se empenha com a criação de condições de trabalho salubre em benefício dos trabalhadores.

• Possui visão humanística, crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade.

• É criativo e inovador, atuando de forma eficiente e eficaz na solução de problemas.

• Defende a diversificação das atividades produtivas como alternativas perante a vulnerabilidade do mercado.

• Atua social e profissionalmente de forma ética e empreendedora com iniciativa e flexibilidade, consciente de sua responsabilidade sócio-ambiental.

• Valoriza a atualização permanente em seu campo de atuação e as ações de pesquisa e extensão.

• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas.

• Conhece e compreende a dinâmica do ambiente virtual e suas diferentes interfaces.

• Conhece o sistema operacional e os aplicativos para automação de escritório e navegação.

• Compreende a língua portuguesa e suas técnicas de comunicação oral e escrita.

• Conhece e diferencia as variantes linguísticas adequadas a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita.

• Conhece as várias linguagens para ampliar seu papel educativo nos processos de desenvolvimento sustentável.

• Compreende o funcionamento das organizações associativas.

• Avalia custos de produção e aspectos econômicos para a comercialização de novos produtos e serviços.

• Conhece os princípios fundamentais da matemática financeira e estatística.

• Compreende os conceitos básicos dos cálculos financeiros (juros simples e composto) compreendendo o comportamento do mercado financeiro e de crédito.

• Promove análise e planejamento financeiro.

• Conhece as teorias da administração, os instrumentos e métodos de atuação na gestão das organizações.

• Compreende a legislação agropecuária.

• Analisa critérios sobre a qualidade e apresentação dos produtos a serem comercializados, bem como sobre a sua embalagem.

• Conhece os princípios e estruturação de cargos e níveis hierárquicos na empresa rural.

• Compreende e estrutura fluxograma/organograma de uma instituição.

• Desenvolve fluxogramas operacionais para descrever o conjunto de processos desenvolvidos no agronegócio.

• Compreende e discute questões ambientais presentes na sociedade atual.

• Conhece e compreende as políticas públicas voltadas ao agronegócio.

• Conhece os fundamentos e princípios da sustentabilidade e responsabilidade social em organizações.

• Conhece as novas exigências sociais e ambientais nas organizações.

• Identifica quais são as principais atividades agropecuárias, agroindustriais e de prestação de serviços reais e potenciais da região.

• Conhece os recursos disponíveis e a situação técnica, econômica e social regional.

• Elabora levantamento das atividades agropecuárias e agroindustriais em realização na empresa rural.

• Conhece as potencialidades das empresas rurais e identifica as atividades a serem implementadas.

• Elabora organogramas funcionais para estabelecer os cargos e níveis hierárquicos de uma empresa rural.

• Planeja e calcula os custos de produção.

• Define necessidade de recursos humanos, máquinas, equipamentos e materiais.

• Conhece as políticas públicas nacionais e suas tendências para a elaboração de projetos.

• Elabora balanço patrimonial.

• Planeja, quantifica e compatibiliza a necessidade de recursos por projeto.

• Analisa linhas de crédito compatíveis à produção.

• Conhece a importância da gestão e dos negócios em termos econômicos, ambientais e sociais.

• Elabora planejamento global sustentável do empreendimento.

• Compreende resultados e avalia o custo-benefício das atividades.

• Identifica as potencialidades do turismo rural.

• Planeja o desenvolvimento de produtos e seus layouts.

• Identifica e organiza os resultados da análise dos fatores técnico-econômicos e as perspectivas de mercado.

• Planeja ações de marketing aplicadas ao agronegócio.

• Conhece tendências de mercado e identifica oportunidades.

• Conhece o sistema de comercialização dos produtos.

• Identifica as necessidades de preservação ambiental da empresa rural.

• Conhece as principais culturas agrícolas e as principais raças de animais domésticos.

• Conhece a legislação própria do agronegócio.

• Identifica os insumos necessários para o agronegócio.

• Conhece os insumos agropecuários.

• Identifica tecnologias necessárias para maximizar os resultados do agronegócio.

• Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos.

• Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica.

• Expressa ideias de forma clara empregando técnicas de comunicação apropriadas a cada situação.

• Aplica a variante linguística adequada a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita.

• Faz uso apropriado das normas gramaticais da variante em determinado contexto de comunicação.

• Executa ações para a promoção e gerenciamento de organizações associativas.

• Executa ações técnicas de gestão e de comercialização que visem ao aumento da eficiência do mercado agrícola e agroindustrial.

• Executa os fluxogramas criados nos diversos processos do agronegócio.

• Implementa ações de gestão social e ambiental para promoção da sustentabilidade.

• Executa levantamento das potencialidades e dos recursos disponíveis na região.

• Executa funções administrativas e de gestão.

• Capta e aplica linhas de crédito compatíveis à produção.

• Realiza cálculos com taxas de juros, descontos simples e composto, capital e montante.

• Executa cronograma físico-financeiro e de fluxo de caixa das atividades planejadas.

• Implanta e gerencia o turismo rural.

• Executa atividades relativas ao marketing do produto.

• Executa projetos de preservação ambiental.

• Atua em todos os elos da cadeia produtiva, desenvolvendo uma compreensão da dinâmica de mercado.

• Modalidade de Educação a Distância (EaD)

• Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA)

• Sistemas operacionais

• Aplicativos

• Ferramentas de comunicação

• Leitura, interpretação e redação de textos

• Variantes da língua no contexto de situação comunicativa

• Normas linguísticas

• Agricultura: caracterização

• Agropecuária: raças e criação de animais

• Unidade familiar rural

• Empresa familiar rural

• Extensão rural

• Agroindústria

• Tecnologias agrícolas

• Insumos do agronegócio

• Cadeia produtiva

• Desenvolvimento sustentável

• Processos e métodos de cálculos de juros

• Sistemas de concessão de descontos

• Associativismo

• Empresa rural

• Administração rural

• Recursos humanos no agronegócio

• Gestão rural

• Tipos de empresa rural

• Organização empresarial

• Planejamento estratégico

• Princípios gerenciais

• Projetos no agronegócio

• Planejamento rural

• Sistemas de produção rural

• Princípios gerenciais

• Cronograma de produção

• Custos de produção

• Organograma na empresa rural

• Fluxograma na empresa rural

• Contabilidade rural

• Fluxo de caixa

• Comércio rural

• Economia rural

• Custo-benefício

• Formação de preço

• Empreendedorismo no agronegócio

• Arranjos Produtivos Locais - APL

• Qualidade alimentar

• Segurança alimentar

• Controle sanitário

• Qualidade do produto

• Princípios da ética e do comportamento profissional

• Relações interpessoais

• Técnicas de motivação

• Processo de integração de pessoas às respectivas funções

• Código de ética da profissão

• Transporte rural

• Modalidades de transportes

• Fluxo de materiais

• Estoque

• Canais de distribuição

• Políticas públicas agrícolas

• Linhas de crédito

• Legislação ambiental

• Legislação agropecuária

• Recursos naturais

• Impacto ambiental

• Turismo rural

• Ecoturismo

• Embalagem, rótulo e layout do produto

• Inovação tecnológica

• Sistemas de informação

Marketing

• Propaganda

• Análise de mercado

Ambientação em Educação a Distância (45h)
Concepções e legislação em EaD. Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem. Ferramentas de navegação e busca na Internet. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Português Instrumental (45h)
Leitura e compreensão de textos da área profissional. Níveis de linguagem e adequação linguística. Comunicação oral e escrita. Gramática aplicada. Redação técnica.

Introdução à Agropecuária (90h)
Agricultura: aspectos econômicos. Principais culturas (importância; botânica; clima e solo; cultivares e plantio; nutrição e adubação; manejo de plantas daninhas; manejo de pragas e doenças; irrigação; colheita; secagem; beneficiamento e armazenamento; atualidades da cultura). Visita Técnica. Expansão da fronteira agrícola. Pecuária. Principais raças de animais domésticos. Sistemas e estatísticas de produção animal. Importância econômica e social da criação de animais domésticos. Terminologia pecuária.

Agricultura Familiar (60h)
Unidade familiar. Agroindústria. Agricultura familiar. Política agrícola. Modernização da agricultura familiar. A diversidade da agricultura familiar brasileira. PRONAF. Pluriatividade. Multifuncionalidade da agricultura. Reforma agrária. Sustentabilidade. Segurança alimentar. Desenvolvimento territorial EMBRAPA. GIPAF. Extensão Rural.

Introdução à Informática (45h)
Conceitos básicos de informática. Ferramentas para produção e edição de textos, planilhas eletrônicas e apresentação de slides.

Introdução ao Agronegócio (90h)
Definições. Cenário do agronegócio no Brasil. Cadeia de produção. Agrobusiness. Agroindústria. Tecnologias da empresa rural. Insumos. Cadeia produtiva. Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio. Captação de recursos.

Matemática Financeira para Agronegócio (45h)
Matemática Financeira. Estatística. Capitalização. Desconto. Séries de Pagamento. Sistemas de amortização. Análise de investimentos.

Associativismo e Cooperativismo (45h)
Associações. Cooperativas. Outras formas de associativismo.

Administração Rural (90h)
Teorias administrativas. Influências e contribuições  da Administração. Modelos de gestão. Planejamento. Agronegócio. Agroindústria. Empresas rurais. Sistemas de informações e registros. Consultoria em agronegócio. Gestão de Pessoas. Métodos de planejamento. Avaliação de projetos. Orçamento. Programação planejada. Sistemas de Produção. Princípios Gerenciais.

Contabilidade Rural (60h)
Contabilidade. Escrituração contábil. Fluxo contábil. Ativo permanente: imobilizações, depreciação, exaustão e amortização. Natureza Legal e Tributária das Empresas e Empresários Rurais.

Fundamentos de Economia e Comercialização (60h)
Economia. Microeconomia. Macroeconomia. Teoria de mercados e preços. Oferta e demanda. Formação de preços. Mercados. Custos de produção. Função de produção. Função de custos. Lei da escassez.

Empreendedorismo(60h)
Fundamentos do empreendedorismo. Arranjos produtivos. Plano de negócios. Perfil do empreendedor.

Qualidade e Segurança Alimentar (60h)
Legislação Sanitária. Micro-organismos. Controle Higiênico-Sanitário de alimentos. Saúde do manipulador. Controle de matérias-primas. Controle de Pragas no Serviço. Organização Mundial da Saúde. Comercialização de produtos alimentícios. Doenças de origem alimentar.

Responsabilidade Social e Ambiental em Agronegócio (30h)
Questão ambiental e social no mundo e no ambiente administrativo. Desenvolvimento sustentável e crescimento econômico. Ecoeficiência e outros modelos de gestão ambiental. Sistemas de gestão ambiental. Gestão de organizações do terceiro setor.

Logística para Agronegócio (60h)
Cadeias de suprimentos. Configurações de redes logísticas. Gestão de estoque. Transporte. Distribuição. Fluxo dos materiais. Pedidos. Movimentação rodoviária de produtos agrícolas, gerenciamento de risco.

Políticas Governamentais no Agronegócio (60h)
Conjuntura do Agronegócio. Políticas Macroeconômicas. Política Agrícola. Política florestal e de produção ambiental. Política comercial. Política industrial. Política de investimentos públicos. Cenário Internacional do Agronegócio. Linhas de crédito.

Direito Agrário e Ambiental (60h)
A questão agrária: Direito Agrário. Terras devolutas. Faixa de fronteira. Legislação Brasileira com enfoque agrário e ambiental. INCRA. Imóvel rural. Módulo rural. Latifúndio. Empresa rural. Minifúndio e Parceleiro. Planos, zoneamento e cadastro. Tributação da terra. Colonização. Contratos agrários: arrendamento e parceria. Aforamentos. Sesmarias. Estatuto do trabalhador rural. Cooperativas. Áreas prioritárias. Justiça e processos agrários. Direito comparado. Direito agrário internacional.

Turismo Rural (90h)
Conceitos. Potencial turístico de propriedades rurais. Planejamento e gestão do Turismo. Marketing turístico. Impactos ambientais, socioculturais e econômicos do Ecoturismo. Normas de segurança nos produtos turísticos. Legislação ambiental. Políticas públicas para o segmento turístico.

Gestão de Produtos e Marcas (60h)
Inovação em produtos. Novos produtos. O ciclo de vida do produto. Portfólio de produtos. Gerenciamento do portfólio de produtos. Marcas. Embalagem e rotulagem. Gerenciamento dos produtos e marcas nas organizações.

Marketing (60h)
Fundamentos de marketing. Pesquisa mercadológica. Marketing de serviços/produtos. Plano de marketing.

 
Grupo de Pesquisa PCEADIs