Perfil Técnico- Profissional | Competência Comportamental-Atitudinal | Competência Técnica- Cognitiva | Habilidades | Bases Tecnológicas | Ementas |
---|---|---|---|---|---|
O Técnico em Lazer é o profissional com competências éticas, pessoais e profissionais que o tornam capaz de melhor compreender a si mesmo e ao mundo e que o habilita à empregabilidade, ao empreendedorismo e ao exercício da cidadania. Possui visão humanista, crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional numa abordagem sistêmica com respeito ao princípio da sustentabilidade. É profissional que auxilia no planejamento, na organização e na execução das atividades de lazer e recreação para as diversas faixas etárias, segmentos e programas sociais, propondo a inclusão social através de formação de grupos de lazer organizados a partir do interesse das comunidades, aplicando técnicas de mobilização e articulação social na perspectiva de promoção da qualidade de vida. O Técnico em Lazer é o profissional que compreende características, necessidades e potencialidades de grupos e comunidades para organizar, propor, executar e avaliar programas e projetos de lazer e recreação, mobilizando pessoas, instituições e recursos para a sua realização, em espaços de diversão, hospedagem, espaços culturais, educacionais, esportivos, governamentais e corporativos, entre outros. |
• Usa diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias no contexto do processo produtivo e da sociedade do conhecimento, desenvolvendo e aprimorando autonomia intelectual, pensamento crítico, espírito investigativo e criativo. • Valoriza a autoqualificação, a ação empreendedora e o respeito para com o ser humano. • Possui visão sistêmica da sua área de atuação. • Entende e valoriza a leitura como objeto cultural que promove a inserção no mundo do trabalho • Valoriza e respeita as variações linguísticas compreendendo-as na dimensão histórico-cultural. • Valoriza a língua como marca identitária dos sujeitos e como objeto que possibilita a interação dos indivíduos nas organizações. • Desenvolve suas atividades de forma equilibrada, respeitando os princípios da sustentabilidade. • É ético, sociável, dinâmico e comunicativo. • É criativo, inovador e coerente com as demandas da sociedade e possibilidades do meio ambiente. • Valoriza a atuação democrática e cooperativa. • É versátil e eficiente na busca de soluções rápidas na resolução de problemas. • Valoriza o asseio pessoal. • Possui espírito de liderança. • Sabe ouvir críticas. |
• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas. • Conhece e compreende a dinâmica do ambiente virtual e suas diferentes interfaces. • Compreende a língua portuguesa e suas técnicas de comunicação oral e escrita. • Conhece e diferencia as variantes linguísticas adequadas a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita. • Conhece os fundamentos da(s) língua(s) estrangeira(s). • Compreende e se comunica no(s) idioma(s) estrangeiros(s) de forma a atender às demandas específicas na área de atuação profissional. • Conhece os fundamentos e as estruturas principais da língua espanhola. • Compreende e se comunica no idioma de forma a atender a demandas específicas na área de atuação profissional. • Conhece os princípios éticos, sociais e profissionais. • Conhece princípios de lideranças de grupos. • Identifica prováveis conflitos e planeja alternativas para evitá-los. • Identifica necessidades e soluções adequadas em sua área de atuação. • Planeja, organiza e acompanha serviços referentes à hospitalidade e lazer. • Identifica o uso e as necessidades de recursos financeiros, materiais, físicos e humanos para o desempenho profissional. • Auxilia na elaboração de projetos e orçamentos. • Conhece o funcionamento de equipamentos eletrônicos e de multimídia utilizados em sua área profissional. • Conhece programas básicos de informática e sistemas de informação para atividades de lazer. • Compreende o trabalho dentro de uma perspectiva criativa, inovadora e coerente com as demandas da sociedade e do meio ambiente. • Identifica e conhece sistemas de utilização de recursos naturais de forma sustentável. • Planeja instrumentos de pesquisa da satisfação de clientes. • Compreende a necessidade de higiene pessoal e da prevenção de acidentes. |
• Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos. • Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica. • Expressa ideias de forma clara, empregando técnicas de comunicação apropriadas a cada situação. • Aplica a variante linguística adequada a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita. • Faz uso apropriado das normas gramaticais da variante em determinado contexto de comunicação. • Utiliza ferramentas instrumentais na leitura de textos da área profissional na(s) língua(s) estrangeira(s). • Utiliza as estruturas básicas do(s) idioma(s) para se expressar com fluência e precisão em situações pertinentes à área de atuação profissional. • Utiliza as estruturas do idioma para se expressar com eficiência e correção em situações pertinentes à área de atuação profissional. • Atua com ordem, responsabilidade, ética, discrição, cortesia, presteza e liderança. • Aplica corretamente normas e manuais de procedimentos. • Executa projetos e orçamentos. • Utiliza de forma adequada os recursos financeiros, materiais, físicos e humanos. • Utiliza e opera corretamente meios de comunicação eletrônica e equipamentos de escritório. • Utiliza adequadamente os programas básicos de informática e os sistemas de informação para atividades de lazer. • Usa os recursos naturais demandados de forma sustentável. • Executa as atividades de acordo com as tendências do mercado. • Aplica instrumentos de informação, de aferição e de mensuração da satisfação do cliente. • Executa ações de prevenção de acidentes. |
• Modalidade de Educação a Distância (EaD) • Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) • Sistemas operacionais • Aplicativos • Técnicas e ferramentas de comunicação • Leitura, interpretação e redação de textos • Redação técnica • Línguas estrangeiras • Técnicas de pesquisa • Organização de roteiros e itinerários • Serviços e produtos turísticos • Liderança • Legislação aplicável à área • Primeiros socorros • Recepção e governança e eventos • Expressão corporal • Educação Ambiental • Técnicas de animação de grupos • Lazer e saúde • Movimentos turísticos • Normas e procedimentos legais específicos da área • Comportamento do consumidor de serviços • Empreendedorismo • Psicologia das relações interpessoais • Necessidades especiais |
Ambientação em Educação a Distância (45h) Concepções e legislação em EaD. Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem. Ferramentas de navegação e busca na Internet. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação. Português Instrumental (45h) Leitura e compreensão de textos da área profissional. Níveis de linguagem e adequação linguística. Comunicação oral e escrita. Gramática aplicada. Redação técnica. Inglês Aplicado (45h) Leitura e compreensão de textos técnicos. Expressão oral e escrita. Comunicação técnica. Espanhol Aplicado (45h) Leitura e compreensão de textos técnicos. Expressão oral e escrita. Comunicação técnica. Introdução à Informática (45h) Conceitos básicos de informática. Ferramentas para produção e edição de textos, planilhas eletrônicas e apresentação de slides. Teoria Geral do Turismo (40h) Teoria do turismo, da hospitalidade e do lazer. Mercado turístico: perspectivas, tendências e estrutura. Desenvolvendo Lideranças (30h) Trabalho em equipe. Diferenças individuais. Comunicação interpessoal e desenvolvimento de equipes. Administração de conflitos. Estilos de liderança. Liderança no século XXI. Sociologia do Lazer (30h) Tempo livre e trabalho. Lazer na sociedade moderna: lazer, recreação, esporte, arte, cultura e turismo. Tempo livre e consumo. Valorização do trabalho. Ética Profissional (30h) Fundamentos da ética. Legislação profissional. Código de ética. Relações Humanas (30h) Relações interpessoais. Formas de comunicação. Relacionamentos e atuação profissional. Liderança. Cidadania, conduta e apresentação pessoal. Ludicidade como Instrumento Pedagógico (45h) O lúdico no trabalho de recreação e lazer. Lúdico e sociedade. Atividades lúdicas como instrumento pedagógico. Ludicidade em diversos contextos sociais. Planejamento e gestão de projetos de recreação e lazer. Prevenção de Acidentes nas Atividades de Lazer (45h) Prevenção de acidentes. Organização preventiva para eventos esportivos e recreativos. Primeiros socorros. Higiene. Festas Recreativas (45h) Recreação: história, evolução e importância. Eventos recreativos, esportivos e culturais. Aplicação da recreação. Festas recreativas e temáticas. Bem-estar e diversão. Linguagem Artística (30h) A arte como recurso humano. Linguagens artísticas - visual, sonora, gestual. A comunicação não-verbal. Instrumentalização teórico-prática.
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras (30h) História Cultural dos Brinquedos e das Brincadeiras. O brincar, a brincadeira e os jogos. Jogo, brincadeira e memória. Atividades Recreativas e de Lazer (45h) Tempo livre. Atividades recreativas. Recreação em ambientes que prestam atendimento à criança: hospitais, colônias de férias e hotéis. Recreação e lazer para as diferentes faixas etárias e portadores de necessidades especiais. Práticas dos brinquedos cantados. Jogos infantis, dramatizações, teatros, marionetes e outras manifestações culturais da brincadeira infantil. Educação Física e Lazer (45h) História, contexto e conceitos da Educação Física e do lazer. Gêneros e faixa etária. Educação física, lazer e ludicidade. Cultura corporal. Tempo disponível e atitude. Transformação social. Animação cultural. Lazer, Saúde e Qualidade de Vida (30h) Lazer, saúde e qualidade de vida. Prevenção de doenças com o trabalho de recreação e lazer. Promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. Atividades de Lazer na Natureza (45h) Estudo do meio ambiente. Ecoturismo, Turismo Ecológico, Turismo de meio ambiente, Turismo de Aventura e Turismo Rural. Atrativos naturais. Sistema nacional de unidades de conservação. Gestão de atividades no meio ambiente. Atividades contemplativas. Esportes da natureza. Atividades Práticas no Meio Ambiente (45h) Turismo de Aventura e Ecoturismo: Montanhismo, Naturalismo, Rafting, Mergulho, Voo livre, Arvorismo, Treeking, Balonismo, Rapel, Parapente. Turismo rural: atrativos locais: Cachoeira, Caça e Pesca, Montaria.Turismo ecológico: atividades contemplativas, Ornitólogo, Orquidólogo, Botânico e apreciador de flores naturais. Turismo no Meio Ambiente Natural: trilha, caminhada em grupo. Marketing (30h) Fundamentos de marketing. Pesquisa mercadológica. Marketing de serviços/produtos. Plano de marketing. Cultura e lazer (30h) Cultura: difusão da cultura. Bens materiais e imateriais. Tradição, costume e memória. Cultura de massas e lazer. Diversidade cultural. Turismo Cultural e Brasil. Lazer cultural. Lazer em grandes complexos turísticos. Lazer em contextos locais/regionais. Investimento no lazer cultural. Sustentabilidade. Empreendedorismo (30h) Fundamentos do empreendedorismo. Arranjos produtivos. Plano de negócios. Perfil do empreendedor. |