CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

Eixo Tecnológico H&L
/Técnico em Lazer
Técnico em Lazer
Pesquisador: Reginaldo Ribeiro Soares
Perfil Técnico- Profissional Competência Comportamental-Atitudinal Competência Técnica- Cognitiva Habilidades Bases Tecnológicas Ementas

O Técnico em Lazer é o profissional com competências éticas, pessoais e profissionais que o tornam capaz de melhor compreender a si mesmo e ao mundo e que o habilita à empregabilidade, ao empreendedorismo e ao exercício da cidadania. Possui visão humanista, crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional numa abordagem sistêmica com respeito ao princípio da sustentabilidade. É profissional que auxilia no planejamento, na organização e na execução das atividades de lazer e recreação para as diversas faixas etárias, segmentos e programas sociais, propondo a inclusão social através de formação de grupos de lazer organizados a partir do interesse das comunidades, aplicando técnicas de mobilização e articulação social na perspectiva de promoção da qualidade de vida. O Técnico em Lazer é o profissional que compreende características, necessidades e potencialidades de grupos e comunidades para organizar, propor, executar e avaliar programas e projetos de lazer e recreação, mobilizando pessoas, instituições e recursos para a sua realização, em espaços de diversão, hospedagem, espaços culturais, educacionais, esportivos, governamentais e corporativos, entre outros.

• Usa diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias no contexto do processo produtivo e da sociedade do conhecimento, desenvolvendo e aprimorando autonomia intelectual, pensamento crítico, espírito investigativo e criativo.

• Valoriza a autoqualificação, a ação empreendedora e o respeito para com o ser humano.

• Possui visão sistêmica da sua área de atuação.

• Entende e valoriza a leitura como objeto cultural que promove a inserção no mundo do trabalho

• Valoriza e respeita as variações linguísticas compreendendo-as na dimensão histórico-cultural.

• Valoriza a língua como marca identitária dos sujeitos e como objeto que possibilita a interação dos indivíduos nas organizações.

• Desenvolve suas atividades de forma equilibrada, respeitando os princípios da sustentabilidade.

• É ético, sociável, dinâmico e comunicativo.

• É criativo, inovador e coerente com as demandas da sociedade e possibilidades do meio ambiente.

• Valoriza a atuação democrática e cooperativa.

• É versátil e eficiente na busca de soluções rápidas na resolução de problemas.

• Valoriza o asseio pessoal.

• Possui espírito de liderança.

• Sabe ouvir críticas.

• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas.

• Conhece e compreende a dinâmica do ambiente virtual e suas diferentes interfaces.

• Compreende a língua portuguesa e suas técnicas de comunicação oral e escrita.

• Conhece e diferencia as variantes linguísticas adequadas a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita.

• Conhece os fundamentos da(s) língua(s) estrangeira(s).

• Compreende e se comunica no(s) idioma(s) estrangeiros(s) de forma a atender às demandas específicas na área de atuação profissional.

• Conhece os fundamentos e as estruturas principais da língua espanhola.

• Compreende e se comunica no idioma de forma a atender a demandas específicas na área de atuação profissional.

• Conhece os princípios éticos, sociais e profissionais.

• Conhece princípios de lideranças de grupos.

• Identifica prováveis conflitos e planeja alternativas para evitá-los.

• Identifica necessidades e soluções adequadas em sua área de atuação.

• Planeja, organiza e acompanha serviços referentes à hospitalidade e lazer.

• Identifica o uso e as necessidades de recursos financeiros, materiais, físicos e humanos para o desempenho profissional.

• Auxilia na elaboração de projetos e orçamentos.

• Conhece o funcionamento de equipamentos eletrônicos e de multimídia utilizados em sua área profissional.

• Conhece programas básicos de informática e sistemas de informação para atividades de lazer.

• Compreende o trabalho dentro de uma perspectiva criativa, inovadora e coerente com as demandas da sociedade e do meio ambiente.

• Identifica e conhece sistemas de utilização de recursos naturais de forma sustentável.

• Planeja instrumentos de pesquisa da satisfação de clientes.

• Compreende a necessidade de higiene pessoal e da prevenção de acidentes.

• Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos.

• Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica.

• Expressa ideias de forma clara, empregando técnicas de comunicação apropriadas a cada situação.

• Aplica a variante linguística adequada a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita.

• Faz uso apropriado das normas gramaticais da variante em determinado contexto de comunicação.

• Utiliza ferramentas instrumentais na leitura de textos da área profissional na(s) língua(s) estrangeira(s).

• Utiliza as estruturas básicas do(s) idioma(s) para se expressar com fluência e precisão em situações pertinentes à área de atuação profissional.

• Utiliza as estruturas do idioma para se expressar com eficiência e correção em situações pertinentes à área de atuação profissional.

• Atua com ordem, responsabilidade, ética, discrição, cortesia, presteza e liderança.

• Aplica corretamente normas e manuais de procedimentos.

• Executa projetos e orçamentos.

• Utiliza de forma adequada os recursos financeiros, materiais, físicos e humanos.

• Utiliza e opera corretamente meios de comunicação eletrônica e equipamentos de escritório.

• Utiliza adequadamente os programas básicos de informática e os sistemas de informação para atividades de lazer.

• Usa os recursos naturais demandados de forma sustentável.

• Executa as atividades de acordo com as tendências do mercado.

• Aplica instrumentos de informação, de aferição e de mensuração da satisfação do cliente.

• Executa ações de prevenção de acidentes.

• Modalidade de Educação a Distância (EaD)

• Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA)

• Sistemas operacionais

• Aplicativos

• Técnicas e ferramentas de comunicação

• Leitura, interpretação e redação de textos

• Redação técnica

• Línguas estrangeiras

• Técnicas de pesquisa

• Organização de roteiros e itinerários

• Serviços e produtos turísticos

• Liderança

• Legislação aplicável à área

• Primeiros socorros

• Recepção e governança e eventos

• Expressão corporal

• Educação Ambiental

• Técnicas de animação de grupos

• Lazer e saúde

• Movimentos turísticos

• Normas e procedimentos legais específicos da área

• Comportamento do consumidor de serviços

• Empreendedorismo

• Psicologia das relações interpessoais

• Necessidades especiais

Ambientação em Educação a Distância (45h)

Concepções e legislação em EaD. Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem. Ferramentas de navegação e busca na Internet. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Português Instrumental (45h)

Leitura e compreensão de textos da área profissional. Níveis de linguagem e adequação linguística. Comunicação oral e escrita. Gramática aplicada. Redação técnica.

Inglês Aplicado (45h)

Leitura e compreensão de textos técnicos. Expressão oral e escrita. Comunicação técnica.

Espanhol Aplicado (45h)

Leitura e compreensão de textos técnicos. Expressão oral e escrita. Comunicação técnica.

Introdução à Informática (45h)

Conceitos básicos de informática. Ferramentas para produção e edição de textos, planilhas eletrônicas e apresentação de slides.

Teoria Geral do Turismo (40h)

Teoria do turismo, da hospitalidade e do lazer. Mercado turístico: perspectivas, tendências e estrutura.

Desenvolvendo Lideranças (30h)

Trabalho em equipe. Diferenças individuais. Comunicação interpessoal e desenvolvimento de equipes. Administração de conflitos. Estilos de liderança. Liderança no século XXI.

Sociologia do Lazer (30h)

Tempo livre e trabalho. Lazer na sociedade moderna: lazer, recreação, esporte, arte, cultura e turismo. Tempo livre e consumo. Valorização do trabalho.

Ética Profissional (30h)

Fundamentos da ética. Legislação profissional. Código de ética.

Relações Humanas (30h)

Relações interpessoais. Formas de comunicação. Relacionamentos e atuação profissional. Liderança. Cidadania, conduta e apresentação pessoal.

Ludicidade como Instrumento Pedagógico (45h)

O lúdico no trabalho de recreação e lazer. Lúdico e sociedade. Atividades lúdicas como instrumento pedagógico. Ludicidade em diversos contextos sociais. Planejamento e gestão de projetos de recreação e lazer.

Prevenção de Acidentes nas Atividades de Lazer (45h)

Prevenção de acidentes. Organização preventiva para eventos esportivos e recreativos. Primeiros socorros. Higiene.

Festas Recreativas (45h)

Recreação: história, evolução e importância. Eventos recreativos, esportivos e culturais. Aplicação da recreação. Festas recreativas e temáticas. Bem-estar e diversão.

Linguagem Artística (30h)

A arte como recurso humano. Linguagens artísticas - visual, sonora, gestual. A comunicação não-verbal. Instrumentalização teórico-prática.


Jogos, Brinquedos e Brincadeiras (30h)

História Cultural dos Brinquedos e das Brincadeiras. O brincar, a brincadeira e os jogos. Jogo, brincadeira e memória.

Atividades Recreativas e de Lazer (45h)

Tempo livre. Atividades recreativas. Recreação em ambientes que prestam atendimento à criança: hospitais, colônias de férias e hotéis. Recreação e lazer para as diferentes faixas etárias e portadores de necessidades especiais. Práticas dos brinquedos cantados. Jogos infantis, dramatizações, teatros, marionetes e outras manifestações culturais da brincadeira infantil.

Educação Física e Lazer (45h)

História, contexto e conceitos da Educação Física e do lazer. Gêneros e faixa etária. Educação física, lazer e ludicidade. Cultura corporal. Tempo disponível e atitude. Transformação social. Animação cultural.

Lazer, Saúde e Qualidade de Vida (30h)

Lazer, saúde e qualidade de vida. Prevenção de doenças com o trabalho de recreação e lazer. Promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida.

Atividades de Lazer na Natureza (45h)

Estudo do meio ambiente. Ecoturismo, Turismo Ecológico, Turismo de meio ambiente, Turismo de Aventura e Turismo Rural. Atrativos naturais. Sistema nacional de unidades de conservação. Gestão de atividades no meio ambiente. Atividades contemplativas. Esportes da natureza.

Atividades Práticas no Meio Ambiente (45h)

Turismo de Aventura e Ecoturismo: Montanhismo, Naturalismo, Rafting, Mergulho, Voo livre, Arvorismo, Treeking, Balonismo, Rapel, Parapente. Turismo rural: atrativos locais: Cachoeira, Caça e Pesca, Montaria.Turismo ecológico: atividades contemplativas, Ornitólogo, Orquidólogo, Botânico e apreciador de flores naturais. Turismo no Meio Ambiente Natural: trilha, caminhada em grupo.

Marketing (30h)

Fundamentos de marketing. Pesquisa mercadológica. Marketing de serviços/produtos. Plano de marketing.

Cultura e lazer (30h)

Cultura: difusão da cultura. Bens materiais e imateriais. Tradição, costume e memória. Cultura de massas e lazer. Diversidade cultural. Turismo Cultural e Brasil. Lazer cultural. Lazer em grandes complexos turísticos. Lazer em contextos locais/regionais. Investimento no lazer cultural. Sustentabilidade.

Empreendedorismo (30h)

Fundamentos do empreendedorismo. Arranjos produtivos. Plano de negócios. Perfil do empreendedor.

Grupo de Pesquisa PCEADIs