Perfil Técnico- Profissional | Competência Comportamental-Atitudinal | Competência Técnica- Cognitiva | Habilidades | Bases Tecnológicas | Ementas |
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O Técnico em Hospedagem é o profissional que possui conhecimentos, habilidades e atitudes referentes aos serviços de hospitalidade e lazer, atuando numa perspectiva sistêmica, humanística, democrática, sustentável e ética, contribuindo para o bem-estar da sociedade e da conservação do meio ambiente. Atua nas operações de hospedagem nos seus diversos meios e setores, tais como hotéis, pousadas, flats, resorts, embarcações e hospitais, prestando suporte ao hóspede durante sua estada, valorizando as características culturais históricas e ambientais da sua região. Atua de maneira dinâmica, empreendedora e laboral, com visão estratégica, reflexão crítica, responsabilidade social com domínio do saber-saber, do saber-fazer, saber-ser e saber-conviver. Possui capacidade de trabalhar em equipe multiprofissional, de modo a adaptar-se às novas situações e tecnologias do mundo produtivo. |
• Usa diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias no contexto do processo produtivo e da sociedade do conhecimento, desenvolvendo e aprimorando autonomia intelectual, pensamento crítico, espírito investigativo e criativo. • É ético, sociável, atuando com responsabilidade, presteza e cortesia. • É criativo, inovador e coerente com as demandas da sociedade e do meio ambiente. • Entende e valoriza a leitura como um objeto cultural que promove a inserção no mundo do trabalho. • Valoriza e respeita as variações linguísticas compreendendo-as na dimensão histórico-cultural. • Valoriza a língua como marca identitária dos sujeitos e como objeto que possibilita a interação dos indivíduos nas organizações. • Comunica-se de forma clara, objetiva, gentil e em vários idiomas, atendendo às necessidades dos clientes. • Apresenta-se de forma asseada e adequadamente trajado no ambiente de trabalho. • Possui capacidade de resolver, de forma democrática, cooperativa e eficiente, os problemas inerentes à sua prática. • Possui capacidade de comunicação. • Possui flexibilidade e equilíbrio emocional para ouvir críticas. • Possui espírito de liderança, incentivando o crescimento do grupo com que atua e valorizando o trabalho em equipe multiprofissional. • Desenvolve suas atividades de forma equilibrada, respeitando os princípios da sustentabilidade. |
• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas. • Conhece e compreende a dinâmica do Ambiente Virtual e suas diferentes interfaces. • Compreende a língua portuguesa e suas técnicas de comunicação oral e escrita. • Conhece e diferencia as variantes linguísticas adequadas a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita. • Conhece os fundamentos da(s) língua(s) estrangeira(s). • Compreende e se comunica no(s) idioma(s) estrangeiros(s) de forma a atender às demandas específicas na área de atuação profissional. • Conhece programas básicos de informática e sistemas de informação para operações turísticas. • Compreende o seu desempenho profissional dentro de uma perspectiva criativa, inovadora e coerente com as demandas da sociedade e do meio ambiente. • Reconhece a importância da higiene e da apresentação adequada. • Conhece as normas do bom atendimento dos hóspedes. • Identifica e conhece o sistema de utilização dos recursos naturais de forma sustentável. • Identifica necessidades e soluções adequadas em sua área de atuação. • Identifica e conhece o uso dos recursos financeiros, materiais, físicos e humanos. • Conhece equipamentos eletrônicos e de multimídia utilizados em sua área profissional. • Planeja e organiza serviços próprios à profissão. • Procede aos serviços de recepção e encaminhamentos de demandas. |
• Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos. • Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica. • Expressa ideias de forma clara empregando técnicas de comunicação apropriadas a cada situação. • Aplica a variante linguística adequada a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita. • Faz uso apropriado das normas gramaticais da variante em determinado contexto de comunicação. • Utiliza ferramentas instrumentais na leitura de textos da área profissional na(s) língua(s) estrangeira(s). • Utiliza as estruturas básicas do(s) idioma(s) para se expressar com fluência e precisão em situações pertinentes à área de atuação profissional. • Executa ações com espírito cooperativo, de liderança, com ordem, presteza, cortesia, responsabilidade, discrição, ética social e profissional, respeitando a diversidade humana. • Utiliza e opera corretamente meios de comunicação eletrônica e equipamentos de escritório. • Utiliza programas básicos de informática e sistemas de operações turísticas. • Executa ações segundo as normas e manuais de procedimentos. • Usa, de forma sustentável, os recursos naturais demandados. • Resolve questões e problemas inerentes a sua atuação profissional de forma democrática e cooperativa. • Utiliza corretamente os recursos financeiros, materiais, físicos e humanos. • Auxilia na elaboração de orçamentos. • Trabalha com equipamentos eletrônicos e de multimídia utilizados em sua área profissional. • Executa e acompanha as ações inerentes à profissão. • Executa ações necessárias relativas à recepção dos hóspedes. |
• Modalidade de Educação a Distância (EaD) • Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) • Sistemas operacionais • Aplicativos • Ferramentas e técnicas de comunicação • Leitura, interpretação e redação de textos • Variantes da língua no contexto de situação comunicativa • Normas linguísticas • Discurso: linguagem formal e informal • Línguas estrangeiras • Relações interpessoais • Empreendedorismo • Técnicas de recepção • Matemática e estatística aplicada • Técnicas de lazer • Gestão hoteleira • Técnicas de governança • Fundamentos de administração de recursos humanos • Meios de hospedagem • Administração logística • Ambientação profissional de recepção, governança e eventos • Normas e procedimentos legais específicos da área • Legislação aplicável à área |
Ambientação em Educação a Distância (45h) Português Instrumental (90h) Inglês Aplicado (60) Espanhol Aplicado (60) Introdução à Informática (45h) Ética Profissional (30h) Relações Humanas (30h) Empreendedorismo (30h) Teoria Geral do Turismo (90h) História e Patrimônio Cultural Brasileiro (60h) Técnicas de Recepção (60h) Lazer, Entretenimento e Eventos (60h) Gestão Hoteleira (60h) Técnicas de Governança (60h) Ambientação Profissional de Recepção e Governança (30h) Fundamentos de Administração de Recursos Humanos (30h) Meios de Hospedagem (60h)Meios de hospedagem. Funções na hotelaria. Ocupação hoteleira. Administração nos meios de hospedagem. Gestão em flats, pousadas, resorts, albergues, camppings, eco-hotéis. Gestão em áreas estruturais: eventos e recreação. Administração Logística (30h) Segurança, Meio Ambiente e Saúde (30h) Marketing em Turismo (30h) |