CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico H&L/Técnico em Hospedagem
Técnico em Hospedagem
Pesquisadora: Nancy dos Anjos Oliveira
Perfil Técnico- Profissional Competência Comportamental-Atitudinal Competência Técnica- Cognitiva Habilidades Bases Tecnológicas Ementas

O Técnico em Hospedagem é o profissional que possui conhecimentos, habilidades e atitudes referentes aos serviços de hospitalidade e lazer, atuando numa perspectiva sistêmica, humanística, democrática, sustentável e ética, contribuindo para o bem-estar da sociedade e da conservação do meio ambiente. Atua nas operações de hospedagem nos seus diversos meios e setores, tais como hotéis, pousadas, flats, resorts, embarcações e hospitais, prestando suporte ao hóspede durante sua estada, valorizando as características culturais históricas e ambientais da sua região. Atua de maneira dinâmica, empreendedora e laboral, com visão estratégica, reflexão crítica, responsabilidade social com domínio do saber-saber, do saber-fazer, saber-ser e saber-conviver. Possui capacidade de trabalhar em equipe multiprofissional, de modo a adaptar-se às novas situações e tecnologias do mundo produtivo.

• Usa diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias no contexto do processo produtivo e da sociedade do conhecimento, desenvolvendo e aprimorando autonomia intelectual, pensamento crítico, espírito investigativo e criativo.

• É ético, sociável, atuando com responsabilidade, presteza e cortesia.

• É criativo, inovador e coerente com as demandas da sociedade e do meio ambiente.

• Entende e valoriza a leitura como um objeto cultural que promove a inserção no mundo do trabalho.

• Valoriza e respeita as variações linguísticas compreendendo-as na dimensão histórico-cultural.

• Valoriza a língua como marca identitária dos sujeitos e como objeto que possibilita a interação dos indivíduos nas organizações.

• Comunica-se de forma clara, objetiva, gentil e em vários idiomas, atendendo às necessidades dos clientes.

• Apresenta-se de forma asseada e adequadamente trajado no ambiente de trabalho.

• Possui capacidade de resolver, de forma democrática, cooperativa e eficiente, os problemas inerentes à sua prática.

• Possui capacidade de comunicação.

• Possui flexibilidade e equilíbrio emocional para ouvir críticas.

• Possui espírito de liderança, incentivando o crescimento do grupo com que atua e valorizando o trabalho em equipe multiprofissional.

• Desenvolve suas atividades de forma equilibrada, respeitando os princípios da sustentabilidade.

• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas.

• Conhece e compreende a dinâmica do Ambiente Virtual e suas diferentes interfaces.

• Compreende a língua portuguesa e suas técnicas de comunicação oral e escrita.

• Conhece e diferencia as variantes linguísticas adequadas a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita.

• Conhece os fundamentos da(s) língua(s) estrangeira(s).

• Compreende e se comunica no(s) idioma(s) estrangeiros(s) de forma a atender às demandas específicas na área de atuação profissional.

• Conhece programas básicos de informática e sistemas de informação para operações turísticas.

• Compreende o seu desempenho profissional dentro de uma perspectiva criativa, inovadora e coerente com as demandas da sociedade e do meio ambiente.

• Reconhece a importância da higiene e da apresentação adequada.

• Conhece as normas do bom atendimento dos hóspedes.

• Identifica e conhece o sistema de utilização dos recursos naturais de forma sustentável.

• Identifica necessidades e soluções adequadas em sua área de atuação.

• Identifica e conhece o uso dos recursos financeiros, materiais, físicos e humanos.

• Conhece equipamentos eletrônicos e de multimídia utilizados em sua área profissional.

• Planeja e organiza serviços próprios à profissão.

• Procede aos serviços de recepção e encaminhamentos de demandas.

• Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos.

• Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica.

• Expressa ideias de forma clara empregando técnicas de comunicação apropriadas a cada situação.

• Aplica a variante linguística adequada a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita.

• Faz uso apropriado das normas gramaticais da variante em determinado contexto de comunicação.

• Utiliza ferramentas instrumentais na leitura de textos da área profissional na(s) língua(s) estrangeira(s).

• Utiliza as estruturas básicas do(s) idioma(s) para se expressar com fluência e precisão em situações pertinentes à área de atuação profissional.

• Executa ações com espírito cooperativo, de liderança, com ordem, presteza, cortesia, responsabilidade, discrição, ética social e profissional, respeitando a diversidade humana.

• Utiliza e opera corretamente meios de comunicação eletrônica e equipamentos de escritório.

• Utiliza programas básicos de informática e sistemas de operações turísticas.

• Executa ações segundo as normas e manuais de procedimentos.

• Usa, de forma sustentável, os recursos naturais demandados.

• Resolve questões e problemas inerentes a sua atuação profissional de forma democrática e cooperativa.

• Utiliza corretamente os recursos financeiros, materiais, físicos e humanos.

• Auxilia na elaboração de orçamentos.

• Trabalha com equipamentos eletrônicos e de multimídia utilizados em sua área profissional.

• Executa e acompanha as ações inerentes à profissão.

• Executa ações necessárias relativas à recepção dos hóspedes.

• Modalidade de Educação a Distância (EaD)

• Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA)

• Sistemas operacionais

• Aplicativos

• Ferramentas e técnicas de comunicação

• Leitura, interpretação e redação de textos

• Variantes da língua no contexto de situação comunicativa

• Normas linguísticas

• Discurso: linguagem formal e informal

• Línguas estrangeiras

• Relações interpessoais

• Empreendedorismo

• Técnicas de recepção

• Matemática e estatística aplicada

• Técnicas de lazer

• Gestão hoteleira

• Técnicas de governança

• Fundamentos de administração de recursos humanos

• Meios de hospedagem

• Administração logística

• Ambientação profissional de recepção, governança e eventos

• Normas e procedimentos legais específicos da área

• Legislação aplicável à área

Ambientação em Educação a Distância (45h)
Concepções e legislação em EaD. Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem. Ferramentas para navegação e busca na Internet. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Português Instrumental (90h)
Leitura e compreensão de textos de área profissional. Níveis de linguagem e adequação linguística. Comunicação oral e escrita. Gramática aplicada. Redação técnica.

Inglês Aplicado (60)
Leitura e compreensão de textos técnicos. Expressão oral e escrita. Comunicação técnica.

Espanhol Aplicado (60)
Leitura e compreensão de textos técnicos. Expressão oral e escrita. Comunicação técnica.

Introdução à Informática (45h)
Conceitos básicos de informática. Ferramentas para produção e edição de textos, planilhas eletrônicas e apresentação de slides.

Ética Profissional (30h)
Fundamentos da ética. Legislação profissional. Código de ética.

Relações Humanas (30h)
Relações interpessoais. Formas de comunicação. Relacionamentos e atuação profissional. Liderança. Cidadania, conduta e apresentação pessoal.

Empreendedorismo (30h)
Fundamentos do empreendedorismo. Arranjos produtivos. Plano de negócios. Perfil do empreendedor

Teoria Geral do Turismo (90h)
Teoria do turismo, da hospitalidade e do lazer. Mercado turístico: perspectivas, tendências e estrutura.

História e Patrimônio Cultural Brasileiro (60h)
Relações. Definições da sociedade. Cultura e turismo. Modernidade. Território e turismo: a organização da mobilidade na sociedade contemporânea. Turismo e cultura. Espaços turísticos: turismo da Amazônia, turismo no espaço rural, turismo urbano, turismo de selva. A produção de espaços turísticos: impactos territoriais e ambientais do turismo. Turismo alternativo. Desenvolvimento sustentável.

Técnicas de Recepção (60h)
Técnicas de recepção: atendimento, planificação de reservas, comunicação, atendimento telefônico, reservas, check-in, walk in, check-out. Registros. Tipos de hóspedes. Perfil de clientes. Serviço de recepção. Implantação de programas do estabelecimento hoteleiro.

Lazer, Entretenimento e Eventos (60h)
Entretenimento. Lazer. Eventos. Tipologias de lazer. Fases do planejamento de eventos.

Gestão Hoteleira (60h)
Gestão de hotelaria. Meios de hospedagem e responsabilidade social. Qualidade e marketing dos meios de hospedagem. Formulários e controles.

Técnicas de Governança (60h)
Empreendimentos hoteleiros. Governança: ética e postura. Limpeza. Controles e planilhas de organização.

Ambientação Profissional de Recepção e Governança (30h)
Roteiros para os setores de recepção e governança. Relatório de ambientação profissional.

Fundamentos de Administração de Recursos Humanos (30h)
Administração. Teoria administrativa. Organização do trabalho. Valores das organizações. Práticas de gestão. Planejamento. CIPA. Contratação e treinamento.

Meios de Hospedagem (60h)Meios de hospedagem. Funções na hotelaria. Ocupação hoteleira. Administração nos meios de hospedagem. Gestão em flats, pousadas, resorts, albergues, camppings, eco-hotéis. Gestão em áreas estruturais: eventos e recreação.

Administração Logística (30h)
Introdução à logística. Definições, fundamentos, história de sua evolução e importância. Logística como ferramenta comercial.

Segurança, Meio Ambiente e Saúde (30h)
Segurança no trabalho. Legislação e Normas Regulamentadoras. Primeiros Socorros. Gerenciamento Ambiental.

Marketing em Turismo (30h)
Macrossistema e microssistema de marketing. Oportunidades de marketing. Mercado. Segmentação. Objetivos. Comportamento de marketing: produto, preço, praça e promoção. Planejamento e plano e marketing.

Grupo de Pesquisa PCEADIs