Perfil Técnico- Profissional | Competência Comportamental-Atitudinal | Competência Técnica-Cognitiva | Habilidades | Bases Tecnológicas | Ementas |
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O Técnico em Eventos é o profissional com competências éticas, pessoais e profissionais que o tornam capaz de melhor compreender a si mesmo e ao mundo e que o habilitam à empregabilidade, ao empreendedorismo e ao exercício da cidadania, com respeito aos princípios da sustentabilidade. É o profissional com competências e habilidades técnicas, comportamentais e cognitivas para auxiliar e atuar na concepção, no planejamento, na organização, na coordenação e na execução dos eventos das diversas classificações e tipologias, dominando as normas de cerimonial e protocolo de cada evento. Para isso, administra os recursos financeiros, materiais, físicos e humanos a serem utilizados; conhece e opera as ferramentas de marketing e os meios de divulgação; capta apoios e patrocínios bem como realiza os procedimentos de acolhimento, recepção e encaminhamentos demandados pelos eventos. |
• Usa diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias no contexto do processo produtivo e da sociedade do conhecimento, desenvolvendo e aprimorando autonomia intelectual, pensamento crítico, espírito investigativo e criativo. • Possui visão sistêmica da sua área de atuação e dos processos que lhes são inerentes. • Entende e valoriza a leitura como objeto cultural que promove a inserção no mundo do trabalho. • Valoriza e respeita as variações linguísticas compreendendo-as na dimensão histórico-cultural. • Valoriza a língua como marca identitária dos sujeitos e como objeto que possibilita a interação dos indivíduos nas organizações. • Atua de forma ética, social e profissional e de forma pró-ativa na complexidade da natureza de cada evento. • Trabalha dentro de uma perspectiva criativa, inovadora, democrática, cooperativa e coerente com as demandas da sociedade, do meio ambiente e de cada evento. • Valoriza as condições operacionais e de relacionamentos favoráveis à realização de eventos. • Sabe trabalhar com a diversidade, com as particularidades e com o dinamismo próprio da área do segmento de evento. • Possui capacidade de comunicação, integração e animação para trabalhar com ordem, eficiência, responsabilidade, discrição, cortesia e presteza em equipes multidisciplinares. • Valoriza e apresenta-se de forma compatível com a natureza de cada evento. • Desenvolve suas atividades de forma equilibrada, respeitando os princípios da sustentabilidade. |
• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas. • Conhece e compreende a dinâmica do Ambiente Virtual e suas diferentes interfaces. • Compreende a língua portuguesa e suas técnicas de comunicação oral e escrita. • Conhece e diferencia as variantes linguísticas adequadas a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita. • Conhece os fundamentos da(s) língua(s) estrangeira(s). • Compreende e se comunica no(s) idioma(s) estrangeiros(s) de forma a atender às demandas específicas na área de atuação profissional. • Conhece a estrutura de funcionamento de um evento, desde seu planejamento a sua operacionalização. • Identifica, conhece e domina as normas e procedimentos de cerimonial, protocolo e etiqueta estabelecidos em cada evento. • Conhece os serviços de mestre de cerimônias, recepção e encaminhamentos demandados num evento. • Conhece, define e estabelece o conjunto ou parte dos serviços a serem executados em um evento dentro das normas operacionais e de protocolo. • Compreende e trabalha pró- ativamente na complexidade da natureza de cada evento. • Identifica e analisa prováveis fontes de patrocínios. • Identifica e planeja as necessidades e o uso dos recursos financeiros, materiais, físicos e humanos na realização de eventos. • Planeja e prevê atividades recreativas em eventos. • Conhece programas, roteiros e atividades de lazer e recreação para eventos e os meios para sua realização. • Elabora e planeja projetos de eventos das mais diversas naturezas. • Conhece e utiliza equipamentos eletrônicos e de multimídia utilizados em eventos. • Conhece e seleciona programas básicos de informática e softwares específicos de operações turísticas. • Conhece as ferramentas de marketing para o planejamento, realização, captação de recursos e comercialização de eventos. • Identifica espaços, locais e equipamentos adequados e necessários para a realização de eventos. • Planeja e define layout e decoração adequados à natureza de cada evento. • Planeja programas, roteiros, itinerários turísticos a serem oferecidos e comercializados. • Identifica e conhece a infra-estrutura e prestadores de serviços necessários à execução de projetos turísticos e de eventos. • Conhece e utiliza técnicas eficazes para falar em público. • Planeja e elabora instrumentos de avaliação da satisfação de clientes. • Compreende a importância do uso sustentável dos recursos demandados em eventos. • Planeja adequadamente material promocional de eventos. |
• Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos. • Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica. • Expressa ideias de forma clara empregando técnicas de comunicação apropriadas a cada situação. • Aplica a variante linguística adequada a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita. • Faz uso apropriado das normas gramaticais da variante em determinado contexto de comunicação. • Utiliza ferramentas instrumentais na leitura de textos da área profissional na(s) língua(s) estrangeira(s). • Utiliza as estruturas básicas do(s) idioma(s) para se expressar com fluência e precisão em situações pertinentes à área de atuação profissional. • Auxilia nos serviços de eventos, desde sua concepção a sua execução. • Supervisiona o conjunto ou parte dos serviços a serem executados em um evento. • Executa corretamente as normas de cerimonial, protocolo e de etiqueta de acordo com cada tipo de evento. • Executa serviços de mestre de cerimônias, recepção, apoio e encaminhamentos demandados em eventos. • Capta recursos financeiros, patrocínios e apoio para eventos. • Administra as necessidades e o uso dos recursos financeiros, materiais, físicos e humanos na realização de eventos. • Desenvolve atividades recreativas em eventos. • Executa projeto de eventos. • Opera corretamente equipamentos de som, eletrônicos e de multimídia utilizados em eventos. • Utiliza corretamente programas básicos de informática e softwares específicos de operações turísticas. • Utiliza ferramentas de marketing para o planejamento, realização, captação de recursos e comercialização de eventos. • Propõe layout e decora ambientes para eventos. • Executa programas, roteiros, itinerários turísticos, articulando os meios para sua realização com prestadores de serviços e provedores de infraestrutura e apoio. • Fala em público com desenvoltura. • Aplica instrumentos de aferição da satisfação dos clientes. • Usa, de forma sustentável, os recursos naturais demandados nos eventos. • Executa ações coerentes para a divulgação e promoção de eventos. |
• Modalidade de Educação a Distância (EaD) • Ambiente Virtual de Ensino- Aprendizagem (AVEA) • Sistemas operacionais • Aplicativos • Ferramentas de comunicação • Leitura, interpretação e redação de textos • Variantes da língua no contexto de situação comunicativa • Normas linguísticas • Estruturas básicas da(s) língua(s) estrangeira(s) • Leitura e interpretação de textos da área na(s) língua(s) estrangeira(s) • Vocabulário básico e técnico na(s) língua(s) estrangeira(s) • Discurso: linguagem formal e informal • Ferramentas técnicas de informática • Utilização de programas básicos de computação e de softwares específicos • Ética e cidadania • Direitos do consumidor • Código de ética profissional • Psicologia das relações • Relações interpessoais e relações humanas no trabalho • Liderança • Marketing pessoal • Perfil do profissional empreendedor • Administração e constituição de empresas • Legislação das empresas comerciais e prestadoras de serviços • Princípios e metodologias de orçamento • Princípios do turismo e da hospitalidade • Mercado turístico nacional e internacional • Legislação brasileira sobre turismo • Comunicação e terminologias turísticas • Planejamento de eventos • Processos de pré, trans e pós-eventos • Tipologia de eventos • Legislação das empresas de eventos • Marketing para eventos • Administração de recursos humanos e materiais • Legislação, normas e técnicas de cerimonial e protocolo • Técnicas de falar em público • Patrocínio e captação de recursos para eventos • Princípios, características e práticas da educação ambiental • Problemas ambientais e qualidade de vida • Turismo e desenvolvimento sustentável • Etiqueta nas relações de trabalho • Postura corporal, comportamental e visual • Organização das supervisões de eventos • Desenho básico para definição de espaços e layout • Decoração de ambientes para eventos • Equipamentos, materiais e artes para eventos • Infraestrutura, montagem e atendimento de alimentos e bebidas para eventos • Tipos de serviços à mesa • Características e manifestações da cultura brasileira • Principais manifestações de festas, músicas, religiões, lendas e mitos do Brasil • Políticas, projetos e suas repercussões nos estados brasileiros • CLT • Contratos • Avaliação de eventos |
Ambientação em Educação a Distância (45h) Concepções e legislação em EaD. Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem. Ferramentas de navegação e busca na Internet. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação. Português Instrumental (40h) Leitura e compreensão de textos da área profissional. Níveis de linguagem e adequação linguística. Comunicação oral e escrita. Gramática aplicada. Redação técnica. Inglês Aplicado (30h) Leitura e compreensão de textos técnicos. Expressão oral e escrita. Comunicação técnica. Introdução à Informática (45h) Conceitos básicos de informática. Ferramentas para produção e edição de textos, planilhas eletrônicas e apresentação de eslaides. Ética Profissional (30h) Fundamentos da ética. Legislação profissional. Código de ética. Empreendedorismo (30h) Teoria Geral do Turismo (45h) Planejamento de Eventos (60h) Marketing (45h) Custos e Orçamento para Eventos (45h) Administração de Empresas de Eventos (45h) Cerimonial, Protocolo e Oratória (45h) Técnicas de Negociação para Eventos (45h) Argumentação e vendas de eventos. Patrocínio e apoio para eventos. Educação Ambiental (30h) Etiqueta (30h) Organização de Eventos (90h) Alimentos e Bebidas para Eventos (45h) Cultura Brasileira (30h) Sociologia do Trabalho (30h) Execução de Eventos (90h) |