CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico G&N/Técnico em Secretariado
Técnico em Secretariado
Pesquisadoras: Gislene Magali da Silva
Perfil Técnico- Profissional Competência Comportamental-Atitudinal Competência Técnica- Cognitiva Habilidades Bases Tecnológicas Ementas

O Técnico em Secretariado é o profissional que atua de forma criativa, ética, empreendedora, com consciência e responsabilidade frente ao impacto sócio- cultural de sua atividade.

Conhece a legislação, os processos e sistemas das diferentes organizações, seus princípios de negociação, os instrumentos de informática, conceitos administrativos e a influência do cenário econômico nas instituições.

Planeja, organiza, dirige, controla, avalia e gerencia os aspectos relacionados à administração e às relações interpessoais nas organizações. Atua na área administrativa em organizações públicas e privadas, onde desenvolve funções de atendimento; apoio administrativo na organização de documentos; planejamento, execução e avaliação de eventos de forma proativa na busca de inovação e criatividade na solução de problemas dentro de sua área de atuação.

• Usa diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias no contexto do processo produtivo e da sociedade do conhecimento, desenvolvendo e aprimorando autonomia intelectual, pensamento crítico, espírito investigativo e criativo.

• Atua social e profissionalmente de forma ética.

• Revela atitude criativa e empreendedora frente à gestão.

• Entende e valoriza a leitura como objeto cultural que promove a inserção no mundo do trabalho.

• Valoriza e respeita as variações linguísticas compreendendo-as na dimensão histórico-cultural.

• Valoriza a língua como marca identitária dos sujeitos e como objeto que possibilita a interação dos indivíduos nas organizações.

• Possui visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade.

• Revela atitude de boas relações humanas na sociedade.

• Demonstra atitude de iniciativa, organização, liderança, autonomia e interesse pela obtenção de conhecimentos que transformem a realidade.

• Valoriza o papel dos indivíduos e das organizações na construção de uma sociedade sustentável.

• Contribui para a construção de organizações socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas.

• Apresenta postura, movimentação e gestos adequados ao atendimento.

• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas.

• Conhece e compreende a dinâmica do ambiente virtual e suas diferentes interfaces.

• Compreende a língua portuguesa e suas técnicas de comunicação oral e escrita.

• Conhece e diferencia as variantes linguísticas adequadas a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita.

• Conhece as normas técnicas para a redação de documentos oficiais e técnicos.

• Conhece os fundamentos e as estruturas principais das línguas inglesa e espanhola.

• Compreende e se comunica nos idiomas inglês e espanhol de forma a atender as demandas específicas na área de atuação profissional.

• Conhece os princípios fundamentais da matemática financeira.

• Identifica e interpreta as diretrizes do planejamento estratégico, tático e operacional aplicáveis à gestão organizacional.

• Compreende a estrutura da empresa e seus diferentes níveis hierárquicos.

• Compreende os principais conceitos e funções administrativas, modelos de gestão, normas e legislações.

• Conhece as técnicas de liderança, motivação e trabalho em equipe, reconhecendo sua importância e influência nas organizações.

• Conhece os fundamentos e princípios da sustentabilidade e de responsabilidade social em organizações.

• Interpreta o código de ética que norteia a profissão do secretariado e seu reflexo no desempenho profissional.

• Conhece a rotina do profissional, as técnicas de organização do ambiente de trabalho, normas ergonômicas, agenda, reuniões e viagens.

• Compreende planos de gestão do tempo e documentos e as políticas de atendimento ao público.

• Identifica a demanda e o perfil do profissional de Secretariado exigido no mundo do trabalho atual.

• Identifica conflitos e propõe soluções utilizando comportamento assertivo.

• Identifica os documentos técnico/científicos e seus elementos constitutivos.

• Identifica a demanda de oferta e o equilíbrio no mercado econômico.

• Identifica produtos e serviços de acordo com a demanda de mercado.

• Compreende o funcionamento e a utilização de equipamentos audiovisuais.

• Planeja a organização e execução de solenidades institucionais.

• Planeja os trabalhos de um evento.

• Reconhece os diferentes tipos de eventos.

• Conhece as normas e os procedimentos de atuação da equipe de cerimonial.

• Compreende a importância de cumprir as normas para funcionamento de uma organização.

• Compreende a importância do fluxo das atividades administrativas e documentos nas organizações.

• Compreende e analisa as demonstrações contábeis.

• Analisa os possíveis riscos de mercado e o comportamento de consumidores.

• Conhece a legislação para a abertura e registro de empresa.

• Analisa documentos e informações relacionados ao Mercado Financeiro.

• Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos.

• Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica.

• Expressa ideias de forma clara empregando técnicas de comunicação apropriadas a cada situação.

• Aplica a variante linguística adequada a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita.

• Faz uso apropriado das normas gramaticais da variante em determinado contexto de comunicação.

• Utiliza linguagem técnico-comercial e oficial com correção e propriedade.

• Utiliza ferramentas instrumentais na leitura de textos específicos da área profissional em língua inglesa e espanhola.

• Utiliza as estruturas básicas das línguas inglesa e espanhola para se expressar com fluência e precisão em situações pertinentes à área de atuação profissional.

• Realiza cálculos com taxas de juros e descontos simples e compostos.

• Aplica os valores e princípios do comportamento organizacional.

• Age segundo a legislação de gestão social e ambiental para promoção da sustentabilidade.

• Aplica o código de ética profissional no exercício da profissão.

• Aplica técnicas ergonômicas e de organização do ambiente de trabalho.

• Executa atividades comuns à rotina do profissional de Secretariado.

• Manuseia de forma adequada recursos audiovisuais.

• Executa procedimentos de rotina nos atendimentos de recepção, telefônico e públicos interno e externo.

• Aplica as normas e os procedimentos pertinentes ao Cerimonial nos eventos institucionais.

• Executa programas de recrutamento, seleção e treinamento, desenvolvimento, remuneração e qualidade de vida do trabalho.

• Produz documentos técnicos e oficiais observando as modalidades textuais.

• Auxilia no cumprimento às normas legais e fiscais de funcionamento de uma organização.

• Elabora demonstrações contábeis.

• Adota as normas corretas para abertura e registro de empresa.

• Auxilia na observação e no cumprimento dos aspectos legais e normativos da gestão e da administração.

• Executa o planejamento de eventos.

• Modalidade de Educação a Distância (EaD)

• Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA)

• Sistemas operacionais

• Aplicativos

• Ferramentas de comunicação

• Leitura, interpretação e redação de textos

• Variantes da língua no contexto de situação comunicativa

• Normas linguísticas

• Redação básica e técnica

• Leitura e interpretação de textos técnicos em inglês e espanhol

• Vocabulário básico e técnico em inglês e espanhol

• Discurso: linguagem formal e informal

• Juros

• Descontos

• Princípios de administração

• Modelos de gestão

• Processos administrativos

• Princípios da ética e do comportamento profissional

• Relações interpessoais

• Documentos técnicos e oficiais

• Direitos autorais

• Políticas, normas e legislações

• Sustentabilidade e meio ambiente

• Legislação profissional

• Código de ética profissional

• Conselho da classe

• Informática e comunicação

• Ergonomia

• Legislação NR 17

• Tratamento de correspondência

• Arquivística

• Automação de escritórios

• Tecnologias de comunicação

• Tipologia, classificação e planejamento de eventos

• Decreto oficial sobre precedência e protocolo

• Funções e instrumentos de gestão de pessoas

• Recursos humanos: definições e objetivos

• Documentos contábeis

• Finalidade da contabilidade

• Normas técnicas e procedimentos profissionais

• Contabilidade de custos

• Demonstrações contábeis

• Planejamento de Marketing

• Segmentação de mercados

• Comportamento do consumidor

• O direito e a função do administrador

• Legislação trabalhista, tributária e empresarial

• Macro e microeconomia

• Economia empresarial

• Processo de coleta de dados econômicos e de mercado

 

Ambientação em Educação a Distância (45h)Concepções e legislação em EaD. Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem. Ferramentas de navegação e busca na Internet. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Português Instrumental (60h)Leitura e compreensão de textos da área profissional. Níveis de linguagem e adequação linguística. Comunicação oral e escrita. Gramática aplicada. Redação Técnica.

Redação Oficial e Técnica (45h)
Linguagem: adequação, níveis e tratamento. Documentos oficiais e técnicos. Estruturação e diagramação de documentos.

Inglês Aplicado (60h)
Leitura e compreensão de textos técnicos. Expressão oral e escrita. Comunicação técnica.

Espanhol Aplicado (60h)
Leitura e compreensão de textos técnicos. Expressão oral e escrita. Comunicação técnica.

Matemática Financeira (45h)
Juros simples e composto. Desconto simples e composto. Séries de Pagamento. Análise de investimentos.

Fundamentos da Administração (45h)
Teoria geral da administração. Funções do administrador. Estruturas organizacionais. 

Ética Profissional (30h)
Fundamentos da ética. Legislação profissional. Código de ética.

Metodologia de Pesquisa Técnica e Científica (30h)
Normas técnicas da ABNT. Projetos técnicos. Coleta de informações.

Responsabilidade Social e Ambiental (30h)
Gestão social e ambiental. Políticas ambientais e sociais nas organizações. Desenvolvimento sustentável. Crescimento econômico.

Teoria Geral do Secretariado (30h)
Perfil da profissão. Plano de carreira. Regulamentação e registro da categoria. Direitos e deveres profissionais.

Técnicas Secretariais (60h)
O profissional do secretariado. Gestão do tempo. Agenda e reuniões. Normas ergonômicas. Rotinas secretariais. Gestão de documentos e Arquivos.

Técnicas de Atendimento (60h)
Comunicação. Linguagem. Públicos interno e externo. Fluxo de Atendimento. Equipamentos e recursos.

Eventos (60h)
Conceituação e tipologia. Planejamento e organização. Execução e pós eventos.

Cerimonial e Protocolo (30h)
Normatização protocolar. Símbolos nacionais. Títulos e honrarias. Formalidades de atos ou eventos.

Gestão de Pessoas (45h)
Fundamentos da gestão de pessoas. Recrutamento e seleção. Ambientação, treinamento e desenvolvimento. Políticas de recursos humanos. Saúde, higiene e segurança no trabalho.

Contabilidade Geral para Secretariado(45h)
Documentos contábeis. Notas fiscais. Recibos. Faturas. Duplicatas. Contratos. Requisição de materiais. Representação gráfica do patrimônio. Contas patrimoniais de resultados: custos, despesas e receitas. Métodos de escrituração. Balancete. Demonstrações contábeis.

Administração Mercadológica (45h)
Marketing. Estratégias Mercadológicas. Plano de Marketing. Pesquisa e segmentação de Mercado. Comportamento do consumidor. Marketing de relacionamento.

Fundamentos de Direito (45h)
O direito e o Administrador. Legislação trabalhista e previdenciária: direitos e deveres do trabalhador. Tipos de Contratos de Trabalho. Noções de Legislação Tributária e Empresarial. Código de defesa do consumidor.

Fundamentos de Economia (30h)
Conceito. Divisões da Economia. Estruturas de mercados. Análise de mercado. Oferta e demanda. Comercialização.

Grupo de Pesquisa PCEADIs