Perfil Técnico- Profissional | Competência Comportamental-Atitudinal | Competência Técnica- Cognitiva | Habilidades | Bases Tecnológicas | Ementas |
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O Técnico em Secretariado é o profissional que atua de forma criativa, ética, empreendedora, com consciência e responsabilidade frente ao impacto sócio- cultural de sua atividade. Conhece a legislação, os processos e sistemas das diferentes organizações, seus princípios de negociação, os instrumentos de informática, conceitos administrativos e a influência do cenário econômico nas instituições. Planeja, organiza, dirige, controla, avalia e gerencia os aspectos relacionados à administração e às relações interpessoais nas organizações. Atua na área administrativa em organizações públicas e privadas, onde desenvolve funções de atendimento; apoio administrativo na organização de documentos; planejamento, execução e avaliação de eventos de forma proativa na busca de inovação e criatividade na solução de problemas dentro de sua área de atuação. |
• Usa diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias no contexto do processo produtivo e da sociedade do conhecimento, desenvolvendo e aprimorando autonomia intelectual, pensamento crítico, espírito investigativo e criativo. • Atua social e profissionalmente de forma ética. • Revela atitude criativa e empreendedora frente à gestão. • Entende e valoriza a leitura como objeto cultural que promove a inserção no mundo do trabalho. • Valoriza e respeita as variações linguísticas compreendendo-as na dimensão histórico-cultural. • Valoriza a língua como marca identitária dos sujeitos e como objeto que possibilita a interação dos indivíduos nas organizações. • Possui visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade. • Revela atitude de boas relações humanas na sociedade. • Demonstra atitude de iniciativa, organização, liderança, autonomia e interesse pela obtenção de conhecimentos que transformem a realidade. • Valoriza o papel dos indivíduos e das organizações na construção de uma sociedade sustentável. • Contribui para a construção de organizações socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas. • Apresenta postura, movimentação e gestos adequados ao atendimento. |
• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas. • Conhece e compreende a dinâmica do ambiente virtual e suas diferentes interfaces. • Compreende a língua portuguesa e suas técnicas de comunicação oral e escrita. • Conhece e diferencia as variantes linguísticas adequadas a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita. • Conhece as normas técnicas para a redação de documentos oficiais e técnicos. • Conhece os fundamentos e as estruturas principais das línguas inglesa e espanhola. • Compreende e se comunica nos idiomas inglês e espanhol de forma a atender as demandas específicas na área de atuação profissional. • Conhece os princípios fundamentais da matemática financeira. • Identifica e interpreta as diretrizes do planejamento estratégico, tático e operacional aplicáveis à gestão organizacional. • Compreende a estrutura da empresa e seus diferentes níveis hierárquicos. • Compreende os principais conceitos e funções administrativas, modelos de gestão, normas e legislações. • Conhece as técnicas de liderança, motivação e trabalho em equipe, reconhecendo sua importância e influência nas organizações. • Conhece os fundamentos e princípios da sustentabilidade e de responsabilidade social em organizações. • Interpreta o código de ética que norteia a profissão do secretariado e seu reflexo no desempenho profissional. • Conhece a rotina do profissional, as técnicas de organização do ambiente de trabalho, normas ergonômicas, agenda, reuniões e viagens. • Compreende planos de gestão do tempo e documentos e as políticas de atendimento ao público. • Identifica a demanda e o perfil do profissional de Secretariado exigido no mundo do trabalho atual. • Identifica conflitos e propõe soluções utilizando comportamento assertivo. • Identifica os documentos técnico/científicos e seus elementos constitutivos. • Identifica a demanda de oferta e o equilíbrio no mercado econômico. • Identifica produtos e serviços de acordo com a demanda de mercado. • Compreende o funcionamento e a utilização de equipamentos audiovisuais. • Planeja a organização e execução de solenidades institucionais. • Planeja os trabalhos de um evento. • Reconhece os diferentes tipos de eventos. • Conhece as normas e os procedimentos de atuação da equipe de cerimonial. • Compreende a importância de cumprir as normas para funcionamento de uma organização. • Compreende a importância do fluxo das atividades administrativas e documentos nas organizações. • Compreende e analisa as demonstrações contábeis. • Analisa os possíveis riscos de mercado e o comportamento de consumidores. • Conhece a legislação para a abertura e registro de empresa. • Analisa documentos e informações relacionados ao Mercado Financeiro. |
• Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos. • Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica. • Expressa ideias de forma clara empregando técnicas de comunicação apropriadas a cada situação. • Aplica a variante linguística adequada a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita. • Faz uso apropriado das normas gramaticais da variante em determinado contexto de comunicação. • Utiliza linguagem técnico-comercial e oficial com correção e propriedade. • Utiliza ferramentas instrumentais na leitura de textos específicos da área profissional em língua inglesa e espanhola. • Utiliza as estruturas básicas das línguas inglesa e espanhola para se expressar com fluência e precisão em situações pertinentes à área de atuação profissional. • Realiza cálculos com taxas de juros e descontos simples e compostos. • Aplica os valores e princípios do comportamento organizacional. • Age segundo a legislação de gestão social e ambiental para promoção da sustentabilidade. • Aplica o código de ética profissional no exercício da profissão. • Aplica técnicas ergonômicas e de organização do ambiente de trabalho. • Executa atividades comuns à rotina do profissional de Secretariado. • Manuseia de forma adequada recursos audiovisuais. • Executa procedimentos de rotina nos atendimentos de recepção, telefônico e públicos interno e externo. • Aplica as normas e os procedimentos pertinentes ao Cerimonial nos eventos institucionais. • Executa programas de recrutamento, seleção e treinamento, desenvolvimento, remuneração e qualidade de vida do trabalho. • Produz documentos técnicos e oficiais observando as modalidades textuais. • Auxilia no cumprimento às normas legais e fiscais de funcionamento de uma organização. • Elabora demonstrações contábeis. • Adota as normas corretas para abertura e registro de empresa. • Auxilia na observação e no cumprimento dos aspectos legais e normativos da gestão e da administração. • Executa o planejamento de eventos. |
• Modalidade de Educação a Distância (EaD) • Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) • Sistemas operacionais • Aplicativos • Ferramentas de comunicação • Leitura, interpretação e redação de textos • Variantes da língua no contexto de situação comunicativa • Normas linguísticas • Redação básica e técnica • Leitura e interpretação de textos técnicos em inglês e espanhol • Vocabulário básico e técnico em inglês e espanhol • Discurso: linguagem formal e informal • Juros • Descontos • Princípios de administração • Modelos de gestão • Processos administrativos • Princípios da ética e do comportamento profissional • Relações interpessoais • Documentos técnicos e oficiais • Direitos autorais • Políticas, normas e legislações • Sustentabilidade e meio ambiente • Legislação profissional • Código de ética profissional • Conselho da classe • Informática e comunicação • Ergonomia • Legislação NR 17 • Tratamento de correspondência • Arquivística • Automação de escritórios • Tecnologias de comunicação • Tipologia, classificação e planejamento de eventos • Decreto oficial sobre precedência e protocolo • Funções e instrumentos de gestão de pessoas • Recursos humanos: definições e objetivos • Documentos contábeis • Finalidade da contabilidade • Normas técnicas e procedimentos profissionais • Contabilidade de custos • Demonstrações contábeis • Planejamento de Marketing • Segmentação de mercados • Comportamento do consumidor • O direito e a função do administrador • Legislação trabalhista, tributária e empresarial • Macro e microeconomia • Economia empresarial • Processo de coleta de dados econômicos e de mercado |
Ambientação em Educação a Distância (45h)Concepções e legislação em EaD. Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem. Ferramentas de navegação e busca na Internet. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação. Português Instrumental (60h)Leitura e compreensão de textos da área profissional. Níveis de linguagem e adequação linguística. Comunicação oral e escrita. Gramática aplicada. Redação Técnica. Redação Oficial e Técnica (45h) Inglês Aplicado (60h) Espanhol Aplicado (60h) Matemática Financeira (45h) Fundamentos da Administração (45h) Ética Profissional (30h) Metodologia de Pesquisa Técnica e Científica (30h) Responsabilidade Social e Ambiental (30h) Teoria Geral do Secretariado (30h) Técnicas Secretariais (60h) Técnicas de Atendimento (60h) Eventos (60h) Cerimonial e Protocolo (30h) Gestão de Pessoas (45h) Contabilidade Geral para Secretariado(45h) Administração Mercadológica (45h) Fundamentos de Direito (45h) Fundamentos de Economia (30h) |