Perfil Técnico- Profissional | Competência Comportamental-Atitudinal | Competência Técnica- Cognitiva | Habilidades | Bases Tecnológicas | Ementas |
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O Técnico em Marketing é o profissional que conhece as tecnologias organizacionais, as técnicas de comercialização, as ferramentas de informática, as estratégias de marketing e a viabilidade econômica do mercado. Que planeja, organiza, dirige, controla, avalia e gerencia os aspectos relacionados à logística, às finanças e à relações interpessoais compreendidas em organizações de todos os portes e ramos de atuação. Observa a legislação e a ética de sua profissão, tem iniciativa empreendedora, responsabilidade social e ambiental, com domínio do saber-saber, saber-fazer, saber-ser e do saber conviver. Facilita o acesso e a disseminação do conhecimento na área de Gestão e Negócios, com visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade. É profissional com competência para gerir seu próprio negócio ou de terceiros, atuando nas empresas públicas e/ou privadas dos diversos setores da economia, com capacidade de motivar equipes de trabalho. |
• Usa diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias no contexto do processo produtivo e da sociedade do conhecimento, desenvolvendo e aprimorando autonomia intelectual, pensamento crítico, espírito investigativo e criativo. • Atua social e profissionalmente de forma ética. • Entende e valoriza a leitura como objeto cultural que promove a inserção no mundo do trabalho. • Valoriza e respeita as variações linguísticas, compreendendo-as na dimensão histórico-cultural. • Valoriza a língua como marca identitária dos sujeitos e como objeto que possibilita a interação dos indivíduos nas organizações. • Revela atitude criativa e empreendedora frente à gestão. • Possui visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade. • Revela atitude de boas relações humanas na sociedade. • Demonstra atitude de iniciativa, organização, liderança, autonomia e interesse pela obtenção de novo conhecimento que transforme a realidade. • Valoriza o papel dos indivíduos e das organizações na construção de uma sociedade sustentável. • Contribui para a construção de organizações socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas. • Possui visão holística do marketing revelando estar aberto às mudanças de mercado. • Ser ousado sem perder o bom senso. |
• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas. • Conhece e compreende a dinâmica do ambiente virtual e das suas diferentes interfaces. • Compreende a língua portuguesa e suas técnicas de comunicação oral e escrita. • Conhece e diferencia as variantes linguísticas adequadas a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita. • Compreende os conceitos básicos dos cálculos financeiros (juros simples e composto), compreendendo o comportamento do mercado financeiro e de crédito. • Elabora e analisa planejamentos financeiros. • Identifica as opções de investimentos que apresentam maior rentabilidade à organização. • Identifica e interpreta as diretrizes do planejamento estratégico, tático e operacional aplicáveis à gestão organizacional. • Interpreta resultados de estudos de mercado, econômicos ou tecnológicos no processo de gestão. • Compreende a estrutura da empresa e seus diferentes níveis hierárquicos. • Conhece as diversas formas de liderança, motivação e trabalho em equipe, reconhecendo sua importância e influência nas organizações. • Avalia as práticas administrativas das organizações. • Conhece modelos de gestão, processo administrativo, normas e leis relacionadas às organizações. • Compreende e diferencia os diversos ambientes organizacionais, suas particularidades, seus princípios e valores, reconhecendo a influência direta na produtividade, na qualidade de vida e nos objetivos da organização. • Identifica os tipos e a estrutura de projeto de pesquisa, artigo científico, relatório técnico-científico. • Identifica e diferencia pesquisa bibliográfica, elementos constitutivos do texto científico de um modo geral (relatórios, artigos, planos de negócio, monografias, TCC e projetos). • Identifica o perfil do consumidor, promovendo a fidelização e a lealdade à marca da empresa. • Conhece os princípios de apresentação pública de trabalho científico. • Identifica oscilações econômicas. • Conhece os fundamentos e princípios da sustentabilidade e responsabilidade social em organizações. • Identifica conflitos e propõe soluções utilizando comportamento assertivo. • Conhece as relações de trabalho na organização. • Identifica postos de trabalho e o perfil do trabalhador. • Compreende as diferenças entre liderança e chefia. • Avalia a cultura e o contexto social onde está inserido seu público. • Planeja campanhas de divulgação. • Escolhe qual a melhor estratégia de divulgação de acordo com seu consumidor. • Avalia o mercado onde o produto será inserido. • Domina os meios comerciais digitais. • Compreende sistemas de informações para a tomada de decisões. • Identifica e cria estratégias de venda de acordo com a situação mercadológica. • Conhece as principais técnicas de venda. • Conhece os princípios e ferramentas de marketing. • Identifica os diferentes modos do processo produtivo. • Conhece as novas exigências sociais e ambientais nas organizações. • Conhece a importância da gestão e negócios em termos econômicos, ambientais e sociais. • Compreende os principais conceitos e as funções administrativas e as novas tendências de modelos administrativos das organizações. • Compreende o funcionamento dos diversos sistemas de produção, avaliando sua eficiência e eficácia. • Conhece a capacidade produtiva da empresa e os recursos necessários ao processo de produção. • Conhece as principais mídias de divulgação em massa. • Conhece as principais técnicas de divulgação nos meios de comunicação. • Identifica mídias adequadas para divulgação digital. • Cria sites para a promoção de vendas. • Conhece novos sistemas de comércio via Internet. • Conhece os princípios fundamentais da matemática financeira e estatística. • Analisa as demonstrações contábeis. • Conhece dados relacionados ao Mercado Financeiro. • Compreende os fatores de influência no comportamento do consumidor. • Conhece a situação econômica local e mundial. • Cria modelos financeiros que simulem uma nova iniciativa de negócios visando à tomada de decisão. • Cria métodos adequados para distribuição de produtos. • Reconhece as situações e características das oportunidades que geram novos negócios. • Cria e desenvolve novos produtos e serviços visando a antigos e novos clientes. • Conhece a composição do resultado – lucro ou prejuízo. • Identifica os segmentos de mercado. • Planeja campanhas de venda. • Reconhece as estratégias que facilitam o comércio de produtos. • Identifica o melhor canal de distribuição na relação produto e cliente. • Conhece tendências comerciais locais e mundiais. • Agrega informações que atendam a todas as áreas da empresa em que atua. |
• Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos. • Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica. • Expressa ideias de forma clara empregando técnicas de comunicação apropriadas a cada situação. • Aplica a variante linguística adequada a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita. • Faz uso apropriado das normas gramaticais da variante em determinado contexto de comunicação. • Realiza cálculos com taxas de juros e descontos simples e compostos. • Executa investimentos que agreguem valor ao patrimônio da empresa. • Implanta com criticidade inovações nos processos gerenciais. • Desenha e estrutura o organograma da instituição. • Executa processos administrativos envolvendo: recursos, organização, controle, liderança e resultados. • Aplica os valores e princípios do comportamento organizacional nos relacionamentos interpessoais melhorando a produtividade, a qualidade de vida e o clima organizacional. • Comunica de forma eficiente e clara os resultados de investigações científico-tecnológicas. • Utiliza as normas da ABNT na produção dos textos de acordo com suas especificidades. • Apresenta postura, movimentação e gestos adequados à apresentação dos trabalhos técnico-científicos. • Manuseia de forma adequada recursos audiovisuais. • Implementa indicadores e diagnóstico de gestão social e ambiental para promoção da sustentabilidade. • Executa programas de recrutamento, seleção e treinamento. • Implanta processos para controle de estoques. • Executa projetos de pesquisa. • Auxilia na implementação das diferentes técnicas de venda. • Executa ações avaliativas da situação de mercado. • Elabora estratégias para potencializar clientes. • Auxilia na implementação das diferentes estratégias para viabilização do negócio. • Utiliza sistemas de informações gerenciais para aprimorar o sistema logístico. • Implanta estratégias de venda em mídia digital. • Aplica métodos estatísticos que mostram o equilibro entre a oferta e procura. • Aplica técnicas de criação e inovação em desenvolvimento de projetos e produtos. • Aplica técnicas de vendas. |
• Modalidade de Educação a Distância (EaD) • Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) • Sistemas operacionais • Aplicativos • Ferramentas de comunicação • Leitura, interpretação e redação de textos • Variantes da língua no contexto de situação comunicativa • Normas linguísticas • Matemática financeira • Processos e métodos de cálculos de juros • Sistemas de concessão de descontos • Princípios de administração • Modelos de gestão • Processos administrativos • Princípios da ética e do comportamento profissional • Relações interpessoais • Documentos técnicos • Direitos autorais • Políticas, normas e legislações • Execução e controle de políticas públicas • Sustentabilidade e meio ambiente • Psicologia das relações aplicada ao trabalho • Ambiente de trabalho • Gestão de pessoas • Organizações sociais: cenário sócio-político-econômico • Liderança e chefia • Práticas administrativas • Áreas de administração: custos e despesas • Controle interno e avaliação de estoques • Formação do preço de venda • Teorias e princípios de vendas • Métodos de trabalho • Características mercadológicas • Perfis do consumidor e tendências de mercado • Atividades de marketing • Segmentos de mercado • Estrutura da economia moeda e inflação • Formação dos preços de venda • Estruturas de mercado • Planejamento estratégico • Processos e serviços logísticos • Políticas de estoque • Armazenagem, distribuição e transportes • Comunicação na sociedade contemporânea, publicidade e propaganda • Realidade social, econômica, política e cultural • Diferentes mídias • Comércio na Internet • Meio digital • Marketing para Internet • Técnicas empreendedoras • Noções de negócios e oportunidades • Plano de negócios • O comércio e sua estrutura • Diferenças entre os meios de comércio • Tendências nos vários tipos de comércio • Modelos de comercialização • Formas de comunicação • Comportamento do consumidor • Fatores: produto ou serviço, preço, promoção e praça (distribuição) • Estratégias de divulgação • Técnicas do processo criativo |
Ambientação em Educação a Distância (45h) Concepções e legislação em EaD. Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem. Ferramentas de navegação e busca na Internet. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação. Português Instrumental (60h) Leitura e compreensão de textos da área profissional. Níveis de linguagem e adequação linguística. Comunicação oral e escrita. Gramática aplicada. Redação técnica. Matemática Financeira (45h) Juros simples e composto. Desconto simples e composto. Séries de Pagamento. Análise de investimentos. Fundamentos da Administração (45h) Teoria geral da administração. Funções do administrador. Estruturas organizacionais. Ética Profissional (30h) Fundamentos da ética. Legislação profissional. Código de ética. Metodologia de Pesquisa Técnica e Científica (30h) Normas técnicas da ABNT. Projetos técnicos. Coleta de informações. Responsabilidade Social e Ambiental (30h) Gestão social e ambiental. Políticas ambientais e sociais nas organizações. Desenvolvimento sustentável e crescimento econômico. Psicologia Comportamental (40h) Ser humano: um ser multidimensional bio-psico e social. Personalidade e processo de subjetivação do homem. O ser humano e o mundo do trabalho. Cultura e Clima Organizacional. O Eu e o Outro nas relações de trabalho. Feedback nas relações interpessoais. Grupos e Equipes de trabalho. Gestão de conflitos. Rotinas Trabalhistas (40h) Gestão baseada em Competências, fundamentos desenvolvimento e estágio atual. Potencialidades profissionais. Procedimentos administrativos de: recrutamento e seleção (R&S), rotinas de Departamento de Pessoal, cargos e salários (C&S), treinamento e desenvolvimento (T&D), plano de carreiras (PC), avaliação de desempenho (AD), benefícios sociais. Controle de Estoque financeiro e da Produção (40h) Custos e despesas. Avaliação de materiais. Sistemas de Custeio. Avaliação de estoque. Ponto de Equilíbrio. Formação do preço de venda e contribuição marginal. Técnicas de Venda (40h) Teoria de vendas. Recrutamento e seleção de vendedores. Planejamento de vendas: Objetivos e Estratégias e Controle da qualidade em vendas. Vendas de indústria para indústria. Venda para o atacado e varejo. Vendas de serviços. Vendas diretas. Comportamento do Consumidor (40h) Marketing. Comportamento do Consumidor e Mercados Consumidores. Fatores Culturais. Fatores Sociais. Alternativas de venda. Compra e Comportamento pós-compra. Economia e Mercado (40h) Conceituação de Economia. Os grandes agregados econômicos. Economia Brasileira. Sistema Financeiro Nacional. Indicadores de Inflação. Problemas econômicos fundamentais. Projetos de integralização de associações de negócios. Ponto de equilíbrio operacional. Valor econômico adicionado (VEA). Indicativos de mercado. Logística (40h) Entradas e Processamento de Pedidos. Políticas e Previsão de Estoque. Reposição e classificação dos estoques. Dimensionamento do arranjo físico. Capacidade de armazenagem. Características dos modais de transporte. Responsabilidades do departamento de transportes. Técnicas de Propaganda e Publicidade (40h) Publicidade e propaganda. Tecnologia da comunicação e da informação. A publicidade e o contexto político, social e econômico. A publicidade de vendas e a publicidade institucional. Sistema publicitário: Agências. Anunciantes. Corretores. Veículos e Fornecedores. Agência de publicidade, Departamento de publicidade, Anunciante e Departamento comercial. Veículos de comunicação. E-commerce (40h) Marketing, natureza e alcance. Ambiente de marketing na Internet. Composto de marketing na Internet. Consumidor virtual. Sistema de informações de marketing. Marketing on-line, e-commerce e business. Plano de marketing na Internet. Estratégias de comunicação em marketing. Empreendedorismo (40h) Fundamentos do empreendedorismo. Arranjos produtivos. Plano de negócios. Perfil do empreendedor. Promoção e Vendas (40h) Estratégia e práticas de preços. Tendências e oportunidades para os tipos de comércio. Estratégia de localização do varejo. Layout, design, merchandising de loja e exposição de produtos. Sistemática de exportação e importação: conceitos, operacionalização e práticas. Processo da venda. Instrumentos da venda. Mercado de bens. Trabalho de um vendedor. Canais de Distribuição e Comunicação (40h) Macroambiente (demográfico, econômico, natural, tecnológico, político-legal e sociocultural). Variáveis de produto ou serviço: características, design, qualidade, embalagem, ciclo de vida do produto e outras. Variáveis de comunicação empresarial. Cartazes, design de lojas e seus equipamentos, vitrines e divulgação. Inovação e Criatividade (40h) Conceitos sobre a criatividade. Contextualização do setor de criação. Os processos de criação e desenvolvimento de produtos e peças publicitárias. Processo criativo. Técnicas de criação e defesa de campanha. Os arquétipos e os estereótipos na publicidade. A criação e as novas tecnologias/novas mídias e produtos. |