Perfil Técnico- Profissional | Competência Comportamental-Atitudinal | Competência Técnica-Cognitiva | Habilidades | Bases Tecnológicas | Ementas |
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O Técnico em Administração é o profissional que atua de forma criativa, ética, empreendedora com consciência e responsabilidade frente ao impacto sócio-cultural de sua atividade. |
• Usa diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias no contexto do processo produtivo e da sociedade do conhecimento, desenvolvendo e aprimorando autonomia intelectual, pensamento crítico, espírito investigativo e criativo. • Atua social e profissionalmente de forma ética. • Entende e valoriza a leitura como objeto cultural que promove a inserção no mundo do trabalho. • Valoriza e respeita as variações linguísticas compreendendo-as na dimensão histórico-cultural. • Valoriza a língua como marca identitária dos sujeitos e como objeto que possibilita a interação dos indivíduos nas organizações. • Revela atitude criativa e empreendedora frente à gestão. • Possui visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade. • Revela atitude de boas relações humanas na sociedade. • Demonstra atitude de iniciativa, organização, liderança, autonomia e interesse pela obtenção de conhecimentos que transformem a realidade. • Valoriza o papel dos indivíduos e das organizações na construção de uma sociedade sustentável. • Contribui para a construção de organizações socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas. |
• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas. • Conhece e compreende a dinâmica do ambiente virtual e suas diferentes interfaces. • Compreende a língua portuguesa e suas técnicas de comunicação oral e escrita. • Conhece e diferencia as variantes linguísticas adequadas a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita. • Identifica e interpreta as diretrizes do planejamento estratégico, tático e operacional aplicáveis à gestão organizacional. • Compreende os princípios da Logística bem como as atividades primárias, atividades de apoio e a cadeia de suprimentos. • Compreende os principais conceitos e funções administrativas, modelos de gestão, normas e legislações. • Conhece os fundamentos e princípios da sustentabilidade e da responsabilidade social em organizações. • Compreende a estrutura da empresa e seus diferentes níveis hierárquicos. • Avalia candidatos buscando identificar talentos com base em competências diversificadas. • Conhece as técnicas de liderança, motivação e trabalho em equipe, reconhecendo sua importância e influência nas organizações. • Identifica conflitos e propõe soluções utilizando comportamento assertivo. • Conhece as demandas relacionadas ao recrutamento, à seleção e a sua correlação com as atividades a serem realizadas. • Conhece os princípios fundamentais da matemática financeira. • Reconhece as situações e características das oportunidades que geram novos negócios. • Analisa as demonstrações contábeis. • Identifica as normas legais que regem o funcionamento das organizações e as consequências/restrições no seu cumprimento. • Conhece os modelos e as funções do Planejamento no processo administrativo e de gestão. • Identifica e classifica os tipos de organizações, compreende o papel e a importância de cada uma. • Identifica os documentos técnico-científicos e seus elementos constitutivos. • Compreende a importância do fluxo das atividades administrativas nas organizações. • Compreende o funcionamento dos diversos sistemas de produção avaliando a eficiência e eficácia dos mesmos. • Dimensiona a capacidade produtiva da empresa e os recursos necessários ao processo de produção. • Conhece os modelos de gestão empresarial e os instrumentos de Gestão da Qualidade. • Conhece os princípios e ferramentas de marketing. • Identifica os segmentos de mercado. • Compreende os fatores de influência no comportamento do consumidor. • Analisa dados relacionados ao Mercado Financeiro. • Compreende o processo de formação de informações de custos para a tomada de decisões. • Conhece a composição do resultado – lucro ou prejuízo. • Identifica os fundamentos de padronização e normatização: série ISO´s. • Compreende os métodos estatísticos, sua aplicação e importância na tomada de decisões gerenciais. |
• Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos. • Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem e sua linguagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica. • Expressa ideias de forma clara empregando técnicas de comunicação apropriadas a cada situação. • Aplica a variante linguística adequada a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita. • Faz uso apropriado das normas gramaticais da variante em determinado contexto de comunicação. • Realiza cálculos com taxas de juros e descontos simples e composto. • Aplica os valores e princípios do comportamento organizacional. • Age segundo a legislação de gestão social e ambiental para promoção da sustentabilidade. • Executa programas de recrutamento, seleção e treinamento de pessoas. • Elabora demonstrações contábeis. • Auxilia na implementação das diferentes estratégias para viabilização do negócio. • Auxilia na observação e no cumprimento dos aspectos legais e normativos da gestão e da administração. • Supervisiona os processos produtivos e avalia o rendimento das atividades. • Utiliza sistemas de informações gerenciais para aprimorar o sistema logístico. • Implementa os instrumentos de qualidade no ambiente empresarial. • Realiza as atividades administrativas visando à qualidade total. • Adota as normas para abertura e registro de empresa. • Executa atividades administrativas nas organizações. • Elabora gráficos e estatísticas que mostrem o equilíbrio entre a oferta e procura. • Utiliza os modelos de planejamento nas atividades administrativas. • Organiza informações financeiras para o apoio ao planejamento. • Aplica com propriedade os métodos estatísticos. |
• Modalidade de Educação a Distância (EaD) • Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) • Sistemas operacionais • Aplicativos • Ferramentas de comunicação • Leitura, interpretação e redação de textos • Variantes da língua no contexto de situação comunicativa • Normas linguísticas • Processos e métodos de cálculos de juros • Sistemas de concessão de descontos • Princípios de administração • Modelos de gestão • Processos administrativos • Princípios da ética e do comportamento profissional • Relações interpessoais • Documentos técnicos • Direitos autorais • Políticas, normas e legislações • Sustentabilidade e meio ambiente • Técnicas empreendedoras • Noções de negócios e oportunidades • Plano de negócios • Funções e instrumentos de gestão de pessoas • Recursos humanos: definições e objetivos • Objeto de estudo, aplicação e finalidade da contabilidade • Procedimentos e normas técnicas e profissionais • Contabilidade de custos • Demonstrações contábeis • Planejamento de marketing • Segmentação de mercados • Comportamento do consumidor • O direito e a função do administrador • Legislação trabalhista, tributária e empresarial • Planejamento da produção e operações • Processos produtivos • Processos e serviços logísticos • Políticas de estoque • Armazenagem, distribuição e transportes • Instrumentos da qualidade • Desenvolvimento de estruturas e implementação da gestão da qualidade • Tipos de organizações • Modelos de gestão • Legislação, regulamentação • Macro e microeconomia • Economia empresarial • Processo de coleta de dados econômicos e de mercado • Tipos de planejamentos • Retorno do capital investido • Métodos estatísticos • Tabulação e análise de dados |
Ambientação em Educação a Distância (45h) Português Instrumental (60h) Fundamentos da Administração (45h) Ética Profissional (30h) Metodologia de Pesquisa Técnica e Científica (30h) Responsabilidade Social e Ambiental (30h) Empreendedorismo (45h) Gestão de Pessoas (45h) Contabilidade Geral (60h) Marketing (60h) Aspectos Legais da Administração (60h) Administração da Produção (45h) Logística (45h) Gestão da Qualidade (30h) Organização Empresarial (45h) Fundamentos de Economia (30h) Planejamento Empresarial (30h) Estatística Aplicada (30h)Introdução à estatística. Tabelas e gráficos. Análise de dados e indicadores. Probabilidade.
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