O Técnico em Gerência de Saúde é o profissional com visão sistêmica do seu papel no que se refere ao meio ambiente, à saúde e a segurança na sociedade. Atua de forma autônoma, inovadora, acompanhando a evolução da profissão. Aplica e respeita as normas de proteção e preservação do meio ambiente, saúde e segurança no trabalho. Tem habilidades de comunicação e de trabalho em equipe multidisciplinar. Age com ética profissional, sustentabilidade, flexibilidade, responsabilidade social e domínio do saber-fazer, do saber-ser, do saber-saber e do saber-conviver. Facilita o acesso e a disseminação dos saberes na área da saúde pública e conhece a dinâmica do Sistema Único de Saúde (SUS). Busca a prevenção da doença, a promoção e qualidade da saúde e preserva a integridade e a individualidade do ser humano, por meio da humanização da assistência e da valorização da autonomia das pessoas na recuperação da saúde.
Atua no planejamento, controle, avaliação e implementação das políticas públicas de saúde de forma responsável.
Gerencia serviços em unidades de saúde e seus processos de trabalho, promovendo a integração das áreas meio e fim dos serviços de saúde. Desenvolve projetos de gestão em saúde, assessora estudos de custos e viabilidade. Integra e interage como sujeito operante no espaço administrativo dos serviços de saúde, potencializando as mudanças que seguem com a descentralização e as inovações das ações de gerenciamento de saúde.
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• Usa diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias no contexto do processo produtivo e da sociedade do conhecimento, desenvolvendo e aprimorando autonomia intelectual, pensamento crítico, espírito investigativo e criativo.
• Revela autonomia e facilidade para de adaptar a novas situações e novas tecnologias.
• Atua social e profissionalmente de forma ética, consciente de sua responsabilidade sócio-ambiental.
• Entende e valoriza a leitura como objeto cultural que promove a inserção no mundo do trabalho.
• Valoriza e respeita as variações linguísticas compreendendo-as na dimensão histórico-cultural.
• Valoriza a língua como marca identitária dos sujeitos e como objeto que possibilita a interação dos indivíduos nas organizações.
• Possui visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na natureza e sociedade.
• Possui visão contextualizada da saúde sob os aspectos psicológicos, econômicos e sociais.
• É inovador, proativo e eficiente na solução dos problemas.
• Atua em equipe multidisciplinar de forma democrática, cooperativa e solidária, e pertinente com as políticas e ações da saúde.
• Adota medidas preventivas, promocionais, assistenciais e educativas no ambiente da saúde.
• Atua como multiplicador das informações de ações de saúde.
• Reconhece o trabalho como elemento de realização humana.
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• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas.
• Conhece e compreende a dinâmica do ambiente virtual e suas diferentes interfaces.
• Compreende a língua portuguesa e suas técnicas de comunicação oral e escrita.
• Conhece e diferencia as variantes linguísticas adequadas a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita.
• Conhece a organização e o funcionamento do sistema de saúde vigente no país.
• Conhece os princípios éticos e profissionais da área da saúde e da sua área de atuação.
• Compreende as políticas públicas de saúde no contexto do trabalho, de forma que elas subsidiem as ações e os serviços de acordo com o conceito ampliado de saúde, os princípios e as diretrizes preconizadas pelo Sistema Único de Saúde – SUS.
• Conhece medidas de prevenção, eliminação e mitigação de riscos a serem tomadas nas ações de saúde.
• Conhece legislação e normas técnicas da sua área de atuação.
• Conhece os fundamentos, os objetivos, a estrutura, a organização e o funcionamento da gestão.
• Identifica as ações de prevenção de riscos sanitários, promoção proteção e recuperação da saúde visando à melhoria da qualidade de vida da população.
• Identifica e conhece os principais aplicativos de informática utilizados nos diversos tipos de planejamento da área de atuação.
• Identifica e avalia tipos e modelos de planejamento, buscando atualização e inovação.
• Define e correlaciona o planejamento estratégico, planejamento tático e plano diretor.
• Conhece objetivos, uso, conceito, abrangência, forma e importância, necessidades e normas para elaboração do plano de contas e o manual de codificação de eventos contábeis, bem como as rotinas de classificação contábil dos documentos.
• Planeja projetos de intervenção para a melhoria dos serviços de saúde.
• Identifica e conhece os aplicativos de informática utilizados no planejamento.
• Identifica a relação entre as políticas financeiras e a execução financeira no processo de definição dos parâmetros da política de financiamento e arrecadação do sistema de saúde.
• Conhece os sistemas e métodos de custos dos serviços de saúde.
• Conhece os princípios fundamentais da matemática financeira.
• Identifica modelos de planejamento patrimonial.
• Identifica as etapas, características e aplicabilidade da gestão participativa.
• Conhece o sistema político da gestão participativa, suas etapas, características e aplicabilidade.
• Conhece o funcionamento dos processos de gestão dos serviços de apoio (manutenção predial, engenharia, zeladoria, conservação e limpeza, recepção, transporte, diagnóstico, nutrição e dietética, farmácia).
• Conhece os programas de gestão da qualidade, notadamente sobre os processos da Acreditação.
• Identifica e reconhece os princípios estabelecidos pela rede de atenção à saúde.
• Compreende os processos de trabalho da auditoria no contexto do Sistema Único de Saúde.
• Compreende a política de recursos humanos em saúde, seus objetivos e abrangência.
• Identifica os processos dos serviços de saúde e compreende aspectos financeiros, orçamentários, materiais e suprimentos.
• Conhece as normas e a legislação dos contratos e convênio.
• Conhece as estratégias para viabilizar o atendimento das necessidades de assistência à saúde, com o objetivo de oferecer alternativas contextualizadas para a população.
• Correlaciona a política e as ações de recursos humanos, tais como: processos de recrutamento, de seleção, de integração, de desenvolvimento, de capacitação, de avaliação, plano de cargos, de carreira e de salários.
• Identifica normas, procedimentos e padrões aplicáveis à avaliação de desempenho de pessoal.
• Compreende as normas de segurança do trabalho.
• Conhece a legislação e as normas técnicas pertinentes à vigilância sanitária e ambiental.
• Conhece as finalidades, estrutura e o funcionamento da CCIH (Comissão de Controle da Infecção Hospitalar).
• Conhece agentes, causas, fontes e natureza das contaminações.
• Conhece dados que determinam o perfil epidemiológico da comunidade.
• Compreende a dinâmica das relações interpessoais produzidas no ambiente de trabalho.
• Conhece os sistemas de informação e registro em saúde.
• Reconhece os direitos do(a) cidadão(ã) e promove a organização social com vistas à resolução de problemas relativos à saúde.
• Reconhece como paradigmas que respaldam o planejamento e a ação dos(as) profissionais da área da saúde: o ser humano integral, os condicionantes e determinantes do processo saúde e doença, os princípios éticos, as normas do exercício profissional, a qualidade no atendimento, a preservação do meio ambiente e o compromisso social com a população.
• Identifica as organizações sociais existentes na comunidade, a fim de divulgá-las aos seus clientes/pacientes/comunidade.
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• Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos.
• Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica.
• Expressa ideias de forma clara empregando técnicas de comunicação apropriadas a cada situação.
• Aplica a variante linguística adequada a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita.
• Faz uso apropriado das normas gramaticais da variante em determinado contexto de comunicação.
• Elabora relatórios técnicos de procedimentos e atividades.
• Age segundo princípios éticos na abordagem ao cliente/comunidade e com os outros profissionais da equipe de trabalho.
• Aplica e articula as diretrizes e os princípios das Políticas Públicas de Saúde.
• Executa ações e medidas de prevenção, eliminação e mitigação de riscos nas ações de saúde.
• Realiza ações de prevenção de riscos sanitários, promoção, proteção e recuperação da saúde.
• Executa ações de planejamento e avaliação das ações desenvolvidas nos serviços de saúde.
• Executa projetos de intervenção para a melhoria dos serviços de saúde.
• Executa ações de suporte aos sistemas burocráticos e operacionais no tocante à formalização e à documentação do planejamento.
• Opera aplicativos de informática nos diversos tipos de planejamento.
• Coleta e organiza dados e informações para o planejamento estratégico - Plano Diretor tático e operacional.
• Executa ações de elaboração do planejamento patrimonial.
• Age segundo os princípios da gestão participativa e da qualidade.
• Executa ações segundo os modelos de Rede de Atenção à Saúde contextualizando-os à realidade do município.
• Executa ações de regulação, controle e avaliação do Sistema Único de Saúde.
• Elabora relatórios e informes para subsidiar as alterações no planejamento da previsão das necessidades e de movimentação de materiais e serviços.
• Assessora o planejamento, a execução e o controle dos contratos e convênios.
• Implanta e implementa atividades administrativas/gerenciais de forma a contribuir para a melhoria e fortalecimento dos serviços e sistemas de saúde.
• Organiza e executa os procedimentos definidos pela política de recursos humanos em saúde.
• Aplica rotinas de avaliação de desempenho do pessoal.
• Aplica normas de higiene e biossegurança na realização do trabalho para proteger a sua saúde e a do (a) paciente.
• Executa ações de prevenção e controle das infecções hospitalares fornecendo informações que sejam no interesse da CCIH.
• Estabelece comunicação eficiente com cliente/paciente, seus familiares e responsáveis assim como com a equipe de trabalho, para uma maior efetividade da assistência.
• Atua como multiplicador em saúde, informando e orientando o(a) paciente/comunidade sobre hábitos e medidas geradoras de melhores condições de vida, ajudando-os a adquirir autonomia na manutenção da própria saúde.
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• Modalidade de Educação a Distância (EaD)
• Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA)
• Sistemas Operacionais
• Aplicativos
• Ferramentas de comunicação
• Leitura, interpretação e redação de textos
• Variantes da língua no contexto de situação comunicativa
• Normas linguísticas
• Ética, trabalho e saúde
• Políticas de saúde
• Sistema Único de Saúde – SUS
• Legislação profissional
• Softwares de automação gerencial
• Administração geral
• Planejamento e organização na saúde
• Patrimônio
• Gestão participativa
• Rede de atenção à saúde
• Matemática financeira
• Estatísticas
• Financiamento público
• Regulação da assistência na saúde
• Relações humanas no trabalho
• Ferramentas gerenciais na saúde
• Contabilidade pública
• Planejamento estratégico na saúde
• Sistemas de controle e avaliação na saúde
• Políticas de recursos humanos em Saúde
• Administração de pessoal
• Segurança do trabalho
• Custos
• Vigilância na saúde
• Biossegurança
• Prevenção e controle de infecção nos serviços de saúde
• Sistemas de informação e registro em saúde
• Legislação dos serviços de saúde
• Qualidade na saúde
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Ambientação em Educação a Distância (45h)
Concepções e legislação em EaD. Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem. Ferramentas para navegação e busca na Internet. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.
Português Instrumental (30h)
Leitura e compreensão de textos da área profissional. Níveis de linguagem e adequação linguística. Comunicação oral e escrita. Gramática aplicada. Redação técnica.
Ética Profissional (30h)
Fundamentos da ética. Legislação profissional. Código de ética.
Introdução ao SUS (60h)
Políticas Públicas de Saúde no Brasil. Organização do Sistema Único de Saúde (SUS). Modelos assistenciais de saúde no Brasil.
Introdução à Profissão em Gerência de Saúde (30h)
Características da profissão.
Legislação pertinente à área de atuação. Possibilidades de atuação no mercado de trabalho.
Introdução à Informática (45h)
Conceitos básicos de informática produção e edição de texto. Planilha eletrônica. Apresentação de slides.
Fundamentos da Administração (45h)
Teoria Geral da Administração. Funções do administrador. Estruturas organizacionais.
Gestão - Organização e Planejamento em Saúde (60h)
Administração pública em sistemas de saúde. O Pacto pela saúde. O planejamento estratégico em serviços de saúde. Sistemas de controle e avaliação. A Agenda de Saúde: plano de metas, relatório de gestão, relatório de atividades e o plano municipal de saúde
Introdução a Gestão Contábil (30h)
Contabilidade. Balanço Patrimonial. Equação Fundamental do Patrimônio. Noções de Débito e Crédito. Balancete de Verificação e Apuração do Resultado.
Gestão Participativa e os Modelos de Atenção à Saúde (45h)
Gestão e Gerência. Promoção da gestão participativa. Estratégias para o fortalecimento da mobilização social. Rede social. Níveis de atenção a saúde. Os marcos teóricos e metodológicos da promoção a saúde.
Matemática Financeira para Gerência em Saúde (30h)
Razões e Proporções. Números Proporcionais. Divisão Proporcional. Regra de Três Simples e Composta. Porcentagem. Juros Simples e Compostos. Média Aritmética e Ponderada.
Estatística Aplicada (30h)
Introdução à estatística. Tabelas e gráficos. Análise de dados e indicadores. Probabilidade.
Demografia (30h)
Conceitos. Dinâmica demográfica e desenvolvimento socioeconômico.
Gestão de Financiamento Público e Regulação da Assistência na Saúde (60h)
O financiamento do Sistema Único de Saúde. Fundo municipal de saúde. As Normas Operacionais Básicas. Programação Pactuada e Integrada (PPI). Plano Diretor de Regionalização (PDR). Modelos de gestão em Saúde. Cartão Nacional de Saúde.
Relações Humanas (30h)
Relações interpessoais. Formas de comunicação. Relacionamentos e atuação profissional. Liderança. Cidadania, conduta e apresentação pessoal.
Gestão/Ferramentas Gerenciais (60h)
Sistemas de gerenciamento de materiais. Gestão da logística na saúde: abordagem sistêmica de suprimentos, materiais, compras e estoques. Qualificação de fornecedores. Gestão da política nacional de medicamentos.
Gestão da Execução Financeira (60h)
Orçamento Público. Contabilidade Pública. Licitações, Contratos e Convênios. Pregão Eletrônico.
Gestão Estratégica na Saúde (45h)
Gestão de sistemas municipais de saúde: enfoque estratégico. A organização da Secretaria Municipal de Saúde. Consórcios intermunicipais de saúde. O Programa de Saúde da Família. Gestão de projetos: conceitos, composição e abordagens. A legislação referente a projetos e os órgãos financiadores. A visão estratégica do negócio. Modelos de gestão.
Sistemas de Controle e Avaliação em Saúde (45h)
Organização dos sistemas e serviços de controle e avaliação em saúde. Estruturação dos serviços de auditoria. Os sistemas assistenciais. Indicadores de saúde. O cadastro nacional dos estabelecimentos de saúde. Central de Regulação. Ações de controle e avaliação integradas.
Gestão de Pessoas (30h)
Fundamentos da gestão de pessoas. Recrutamento e seleção. Ambientação, treinamento e desenvolvimento. Políticas de recursos humanos. Saúde, higiene e segurança no trabalho.
Gestão de Recursos Humanos em Saúde (45h)
Gestão de recursos humanos no SUS. Planejamento estratégico de recursos humanos. Política de recursos humanos em saúde. Configuração organizacional, comportamento humano e processos de trabalho em saúde. Humanização da assistência em saúde. Gestão por competências.
Gestão de Custos Aplicada à Saúde (60h)
Custos: conceitos e aplicabilidade. Custos em serviços de saúde. Métodos de apropriação. Centros de custos. Sistema de custeio em sistemas de saúde. Apuração dos custos no setor público. Custo unitário, direto e variável.
Gestão de Vigilância na Saúde (60h)
Vigilância na Saúde. Epidemiologia. Doenças de notificação compulsória. Vigilância Ambiental e Saneamento. Saúde do trabalhador.
Biossegurança e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (45h)
Biossegurança. Riscos ocupacionais em ambiente de saúde. Acidentes ocupacionais. Prevenção e Controle de infecções em serviços de saúde.
Sistemas de Informação Epidemiológicos (60h)
Sistemas de informação na gestão do SUS. Desenvolvimento, implantação, controle e avaliação de sistemas de informações. Sistemas de informação em saúde. Indicadores de atenção na saúde. Relatório de gestão. Plano municipal de saúde.
Direito e Legislação na Saúde (45h)
A saúde como direito social. Bases legais das normas sobre serviços na saúde. Constituição Federal, Legislação específica. Normas Operacionais atinentes à prestação de serviços e assistência à saúde.
Gestão da Qualidade na Saúde (45h)
Ferramentas da Qualidade na Saúde. Fonte e Construção de Indicadores de Qualidade. Normas da Qualidade. Acreditação. Humanização na saúde.
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